Bem Estar, Desenvolvimento Pessoal e Profissional
seu medo

Medo, Saiba Como Enfrentar Seu Medo No Dia A Dia

vsm
vsm
27 de novembro de 2020
Listen to this article

Aprenda a vencer o seu medo, para que ele não domine sua vida.

Quando nos deparamos com um medo paralisante, que nos impede de fazer coisas que seriam significativas em nossas vidas. Como uma viagem, procurar um novo emprego, mudar de cidade, ou até mesmo perder o seu medo de nos aproximar de outras pessoas.

E o seu Medo de falar em público, todos eles são sinais que estamos sentindo e está dominando nossas vidas mais do que nós mesmos.

Não podemos ser reféns, por maior que ele seja. É um sentimento que está dentro de nós, assim como todos os outros sentimentos.

Só que quando ele ultrapassa o limite e passa a ser o sentimento preponderante em nossas vidas, impedindo com que façamos coisas que desejamos.  E é hora de pará-lo para que esse sentimento não nos impeça de realizar as coisas que desejamos.

Lembre-se de quantas vezes o seu medo te impediu de fazer alguma coisa que você gostaria ou precisava fazer. Isso serve para que você sinta-se encorajado a lutar contra, e não deixar de fazer as coisas por conta dele.

“Controle sua ansiedade diante de situações que lhe causam medo.”

As fobias estão estritamente ligadas à ansiedade. Uma pessoa ansiosa tem maior dificuldade em controlar seus pensamentos e emoções, principalmente em situações as nas quais se sente desconfortável.

Uma fobia pode ser o suficiente para desencadear várias outras intensificando o seu medo. Impossibilitando de seguir o curso da vida sem interrupções. Então quando estiver em situações que lhe causam ansiedade e medo, respire fundo, faça exercícios de respiração, espere os batimentos cardíacos diminuírem, pegue um ar, não tenha vergonha de estar sentindo medo.

Aprenda a ter controle durante uma crise:

Não faça como a maioria das pessoas que evitam seus medos. Evitar faz com ele se intensifique, mas enfrentar este problema mesmo que seja assustador, é uma das poucas formas de vencê-lo.

Durante uma crise por conta deste problema, concentre-se em coisas boas. Olhe ao seu redor e procure algum ponto no qual você possa desviar os seus pensamentos do medo.

Respire lentamente, procure relaxar o corpo, e esvaziar a mente. Não tenha medo deste problema, aprenda a controlá-lo e aos poucos ele vai se ficando menos intenso.

Quando se tem fobia de alguma coisa, ou de certas situações é possível evitá-las algumas vezes. 

E se você tem fobia social, pode até evitar festas, lugares com muitas pessoas, mas não pode deixar de sair de casa. 

Mas precisa vencer esse problema mesmo que seja á sua maneira.

Porque não pode se limitar e deixar de viver seu máximo! Neste caso o que pode fazer é evitar situações de maior estresse. 

Mas evitar tudo que lhe causa desconforto e medo são atitudes que não resolvem o problema.

E descubra seu limite e trabalhe ele para ampliar seu limiar de dor.

Procure entender a origem

Os medos e fobias quase sempre estão ligados há alguma experiência ruim do passado. Normalmente na infância, pode ser um susto marcante, momentos de estresse, acidentes, ou até mesmo perdas de entes queridos. Mas isso você só vai conseguir descobrir quando parar e buscar no seu passado quando você começou a sentir medo? E o que estava acontecendo naquela época da sua vida?

Saber o motivo do medo ajuda a diminuir, pelo menos um pouco a força que ele possui. Se o processo de trazer a memória questões do passado pode ser difícil e doloroso de realizar sozinho, procure o auxílio de um profissional de Psicologia.

Procure vencer

Estabeleça contato com o seu medo de forma que não vá perder o controle. 

Leia relatos de outras pessoas que assim como você também sofrem com o mesmo problema, escute uma música, ou veja uma foto;

Mesmo que se sinta desconfortável em se colocar em situações que podem desencadear o problema. 

E procure ousar, aproxime-se do que lhe causa medo. Aos poucos a intensidade vai diminuindo.

Porque o importante é focar-se no fato de que encarar este problema é a maneira mais sensata de conseguir vencê-lo;

E o próximo passo é encarar de perto. Porque se tem vontade de fazer uma viagem, mas sabe que este problema é o maior empecilho.

E programe-se para uma viagem perto de casa, ainda que tenha que voltar para casa no meio do caminho.

Mas você tentou, e esse é o primeiro grande passo para vencer o medo.

Fale do seu medo com os outros.

E falar dos nossos problemas pode gerar desconforto e mal estar. 

E principalmente quando se trata de uma fobia, sempre há a dúvida se as pessoas vão conseguir compreender o que você sente.

Mas talvez a maioria não compreenda, mas só o fato de poder falar o que sente é algo libertador. 

Só de fazer com que as pessoas ouçam que suas atitudes, são em decorrência deste problema que lhe faz sofrer.

Porque pode abrir espaço para que haja mais compreensão em relação ao que você sente.

E não espere que as pessoas sintam pena de você, mas sim, que elas colaborem para que a sua vida possa melhorar em relação aos seus temores.

Aprenda a conviver com o problema:

Controlar totalmente o medo nem sempre é algo rápido mesmo identificando os fatores que intensificam. Quem se rende ao problema não consegue livrar-se dele.

Mas dias de fracasso podem acontecer, no entanto o mais importante é continuar fazendo as coisas. Tentando motivar-se naquilo que você mais gosta.

Veja Também: Não seja demitido, saiba falar com seu chefe


podutividade-no-dia-a-dia
Ouça este artigo |  

Baixe Nosso E-book Com Dicas De Produtividade No Dia-A-Dia!


Confirme o recebimento do e-book e ótima leitura!


 

vsm
Pessoal e ProfissioalDesenvolvimento
Wildcard SSL Certificates