Saiba a importância de poupar desde criança!
E sempre chega um momento da vida que nos deparamos com as nossas finanças e rodamos um filme na cabeça.
Só que pensando no que fizemos de errado financeiramente no passado. Mas a conclusão geralmente é que se tivéssemos aprendido a poupar desde criança as coisas estariam melhores agora.
No entanto esse artigo veio de dúvidas que recebemos dos nossos assinantes sobre como poupar e após muitas reflexões sobre o assunto vamos compartilhar com vocês.
Principalmente aqueles que estão começando uma família agora e gostariam de fazer diferente com os pequenos que estão para chegar.
Acredite, se os seus filhos crescerem em um ambiente que ensine a poupar desde criança o futuro será brilhante.
Porque além de ter uma boa renda quando chegar à fase adulta, administrar as próprias finanças não vai ser tão difícil quanto foi para nós. Acompanhe a leitura agora!
Para poupar desde criança introduza a questão do valor dentro de casa
A criança só sabe aquilo que ela entra em contato, então se algo não é do seu conhecimento ela não tem como deduzir automaticamente.
Nós, adultos, sabemos que gastar R$100,00 em uma blusa não é a mesma coisa que gastar R$100,00 em uma televisão.
E enquanto pagar este preço em uma peça de roupa “a blusa” é um absurdo de caro, conseguir comprar uma TV com essa mesma quantia é um verdadeiro achado!
O seu filho só irá aprender a poupar desde criança se ele aprender que certas coisas valem mais que outras por algum motivo, e esse motivo está atrelado à nossa necessidade de sobreviver.
Por exemplo, quando ele pedir insistentemente um brinquedo que viu pela televisão e que todos os seus amiguinhos têm.
E então você precisa explicar que o preço desse brinquedo é X e que se pagar essa quantia nele, deixará de comprar comida para a casa.
E se não há comida em casa, entra em questão a saúde física e a sobrevivência.
Mas para aparar a breve decepção da criança na hora que souber que não poderá ter esse brinquedo agora (imediatamente).
Os pais poderão mostrar a alternativa de economizar no lanche da escola por um mês, levando comida de casa, e juntar o dinheiro suficiente para pagar o brinquedo que ela tanto deseja!
Objetivos para poupar desde criança
E sabemos que se não tivéssemos um objetivo de longo prazo é provável que a nossa poupança estivesse zerada.
Porque provavelmente a nossa economia tenha começado quando bateu aquela vontade de viajar sozinho com os amigos nas férias.
Mas são as metas que nos propomos, que nos movem, isso é fato. Só que com o seu filho seria diferente?
Porque usando o mesmo exemplo anterior do brinquedo. E quando você mostrar a alternativa de economizar no lanche da escola para comprar o que ele quer.
E incentive-o mais ainda dando um cofrinho para colocar todo o dinheiro poupado lá dentro cada centavo.
Mas explique que o preço do brinquedo é Y, e que economizando certa quantia de dinheiro por semana.
Só que em breve ele poderá alcançar o valor Y e conseguirá o objetivo dele!
E estimule ainda mais o seu filho a poupar desde criança. Mas reforçando que ele só poderá abrir o cadeado do cofre quando alcançar a meta proposta de Y!
Institua meios de ganho
Porque é claro que às vezes os pequenos pedem uns brinquedos que são caríssimos e apenas economizando no lanche do colégio será impossível chegar no objetivo em pouco tempo.
É claro que ele poderia continuar economizando por mais tempo, mas crianças são instintivas e o imediatismo é natural.
Porque logo, se demorar muito tempo para conseguir chegar na meta proposta, é provável que ele desista de economizar, e não é isso que queremos.
Mas então mostre a ele outros meios para ganhar dinheiro, como a mesada. E se for possível, institua dentro de casa a cultura de dar certa quantia mensal/semanal para o seu filho.
Porque agora é a hora de explicar que tudo o que ele precisa realmente é você quem vai pagar e dar para ele.
E que esse dinheiro é para os gastos extras. Por exemplo, ir ao cinema com os amigos no final de semana, sair para lanchar com a turma ou comprar doces.
Quando o seu filho entender que esse dinheiro que ele recebe é para coisas extras! E que o essencial ele terá garantido pela mamãe e pelo papai.
Ele estará pronto para tomar a decisão de economizar uma parte! Para conseguir pagar o preço do brinquedo que tanto quer no final do mês!
Sistema de recompensas
Aqui chegamos a um ponto muito importante sobre como ensinar a poupar desde criança.
Já que se for feito de maneira compulsória é provável que o resultado seja totalmente o contrário do esperado.
Mas continua sendo a maneira mais certeira de estimular a economia na infância!
O sistema de recompensa parece ser simples! Mas pode acostumar o seu filho a fazer tarefas extras ou a ajudar o próximo apenas quando há recompensas materiais. E isso não é lá muito positivo.
Mostre ao seu pequeno que há tarefas que são obrigatórias! Como arrumar a cama ao acordar, escovar os dentes, arrumar os brinquedos quando terminar de usa-los, estudar, realizar as tarefas da escola e até mesmo guardar a roupa limpa no guarda-roupa.
Estipulado o que é a obrigação dele dentro de casa é a hora certa de implantar o sistema de recompensas.
É um método que só é efetivo com a percepção dos esforços dele em fazer tarefas extras, como ajudar o irmão caçula nos deveres escolares, ajudar a guardar as compras, etc.
Quando perceber que ele fez algo voluntariamente que não era seu dever, dê um dinheiro simbólico e diga para ele guardar no cofrinho.
Assim, a criança irá entender que isso foi um agradecimento, mas tem que tomar cuidado para ele desenvolver o hábito de fazer as coisas apenas para ganhar algo em troca.
Guardando o dinheiro
Conforme a criança for crescendo e ganhando responsabilidades maiores dentro de casa ou até mesmo fora dela.
É o momento ideal para falar sobre ter a sua própria poupança para o seu futuro.
O menino ou a menina que aprende a poupar desde criança com o cofrinho vai perceber que passar a ter a sua própria poupança é um momento especial.
Ele irá valorizar e ter orgulho dos seus esforços econômicos para ter um bom futuro planejado.
Nesse momento, é ideal falar sobre planos mais sérios. Como a faculdade, viagens, formatura, casa própria na vida adulta, projetos empreendedores, etc.
A ideia de poder economizar desde agora! Para ter algo grande irá estimular a vontade de poupar e ter excelentes resultados depois.
Viu como ensinar a poupar desde criança pode ser muito produtivo? A consciência da economia não é simples!
E é algo que deve ser trabalhado constantemente, sempre respeitando o nível de entendimento do seu filho.
Quase esqueci de mencionar algo muito importante: dê o exemplo e não esconda nada da criança!
Conforme a maturidade for avançando, deixe-o a par da saúde financeira da família, mostre como ele pode colaborar com as finanças dentro de casa. Os filhos são um espelho dos pais!
Este conteúdo te ajudou? Cadastre o seu e-mail e confirme no FeedBurn do google.E receba “Grátis” semanalmente os artigos exclusivos de cada série!
RECAPITULANDO: Poupar Desde Criança Construindo O Seu Futuro.