patins-history
patins-history

Patins Sobre Rodas História Original Superação 100%

Ouça este artigo |  
Listen to this article

Conheça esta fantástica história…

E há muito tempo atrás, por volta de 1750 se deu início a história dos famosos patins sobre rodas. Mas um belga muito criativo e curioso chamado Joseph Merlin teve a brilhante ideia de criar um patins que pudesse andar sobre o solo. Só que da mesma forma que já faziam os patins de gelo deslizando sob a geleira.

Mas foram inúmeras tentativas até que então Merlin finalmente consegue criar os patins sobre rodas, com uma única roda em cada pé.

E Joseph Merlin era um excelente violinista e como já era de costume, fazia apresentações para diversas pessoas em sua região. Só que Merlin queria mais, de algum jeito ele tinha que apresentar sua mais nova invenção para a sociedade local.

Porque Merlin pretendia entrar em uma festa deslizando em seus patins, tocando violino pelo salão; seus planos foram concluídos com louvor.

patins-history
patins-history

Mas como nem tudo é só alegria, alguns imprevistos aconteceram. Os patins sobre rodas de Merlin ainda não possuíam freio. Só foi então que o excelente violinista perdeu o equilíbrio durante sua apresentação e caiu sobre um espelho! E quebrando não só o espelho mais também seu estimado violino.

A sua meta foi alcançada, não exatamente da forma que ele imaginava. Mas finalmente as pessoas ficaram conhecendo os patins sobre rodas.

Porque os patins sobre rodas não se tornaram algo popularmente conhecido logo de início. Só que a ideia atraiu a atenção de muitos inventores anônimos que na época passaram a trabalhar na ideia principal da invenção de Merlin.

Novas Alternativas Necessárias

E buscando novas alternativas para os patins, como melhorias no que diz respeito a segurança do usuário e facilidade de utilização.

Mas á boatos de que o primeiro registro do uso dos patins “tradicionais” aconteceu em Londres mais ou menos pelo ano de 1743. Só que a história desconhece o inventor destes patins, e por isso não podemos considerar dados oficiais para a  história dos patins.

 E em 1819 – Foi na França que o primeiro inventor a patentear a ideia dos patins sobre rodas foi o pioneiro M. O Petitbled, utilizando três rodas em linha.

Só que em 1823 – Eis que anos depois Roberto John Tyers resolve patentear o modelo “Rollito” (No documento da patente, o “Rollito” era descrito como sendo um “aparelho com rodas fixado aos sapatos, botas ou outro elemento que cubra o pé, com o propósito da necessidade de locomoção e lazer”).

Porque o “Rollito” possuía cinco rodas que se fixavam em linhas que caminhavam em linhas retas. E a partir daí o público ficou deslumbrado com os patins sobre rodas e a invenção foi se aprimorando cada vez mais.

1840 – Os patins sobre rodas já eram conhecidos em vários cantos do mundo, na Alemanha por exemplo, as lojas colocavam meninos e meninas calçados com os patins sobre rodas para fazer o atendimento aos clientes.

E em 1863 – Pode se dizer que o ano de 1863 foi o ano que revolucionou o mundo dos patins, James Plimpton inventa um patim com quatro rodas, dois pares lado a lado.

Mas devido ao seu maior controle, os quad como eram conhecidos popularmente nos Estados Unidos, dominaram rapidamente o mercado industrial.

Quatro Rodas Versus Em Linha

E apesar da maioria das companhias produzirem os patins com quatro rodas, uma minoria ainda continuava a produzir os patins em linha.

Porque nesta época diversas melhorias já haviam sido feitas nos patins sobre rodas; um dos principais destaques foi a inclusão de uma almofada de borracha que permitia ao patinador. E patinar uma curva simplesmente pressionando seu peso para um lado ou para o outro, mais comumente inclinando-se para um lado.

Em 1866 – Com a popularidade dos patins sobre rodas, surgem as primeiras pistas de patinação sobre rodas abertas ao público. Primeiro em Nova York por Plimpton em sua loja de móveis e depois em Newport, Rhode Island, com o apoio de Plimpton. O design dos patins quad permitiu voltas mais fáceis e manobras.

E em 1876William Brown faz o patenteamento de um design arrojado para as rodas de patins. O projeto de Brown mantem as duas superfícies de apoio de um eixo, fixas e móveis. Brown trabalhou em estreita colaboração com Joseph Henry Hughes. E podemos dizer que tanto Brown quanto Hughes foram os responsáveis pelas rodas de patins tradicionais e de skateboard. Como também pela inclusão dos rolamentos em velocípedes, vindo esses a se tornarem motos e automóveis. Mas pode-se concluir que este foi um dos principais avanços na invenção dos patins.

Patentes Do Facilitando A Vida

E é neste ano também que surge outro fato histórico para os patins sobre rodas.

A parada do dedo foi patenteada pela primeira vez! Proporcionando aos patinadores a capacidade de parar com os patins com facilidade, apenas ficando na ponta dos pés. Toe stops como também são conhecidos nos EUA, ainda são utilizados por grande parte dos patins quad e também em alguns patins em linha.

E em 1880 – Os patins já estavam sendo produzidos a todo o vapor na América.  Mas a patinação sobre rodas foi “o esporte do momento” durante muito tempo nesta fase. Micajah C. Henley de Richmond, de Indiana produzia milhares de pares de patins por semana para atender a popularidade do esporte aproveitando a safra para ele neste caso.

Veja Também: A história Do Skate, Como Tudo Começou

RECAPITULANDO: Patins Sobre Rodas História Original Superação 100%


podutividade-no-dia-a-dia

Baixe Nosso E-book Com Dicas De Produtividade No Dia-A-Dia!


Confirme o recebimento do e-book e ótima leitura!


 

Viva Seu Máximo


 

Leia também

Mais Recentes

Redes sociais

Não seja tímido, entre em contato. Adoramos conhecer pessoas interessantes e fazer novos amigos.

Wildcard SSL Certificates