Bem Estar, Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Para Combater A Angústia, 7 Dicas Essenciais

Ouça este artigo |  
Listen to this article

Sabe aquela sensação forte de dor no peito, desassossego, tristeza, vontade de chorar? Pois bem, se algum dia você já sentiu algum dessas sensações é sinal de que tenhas enfrentando o sentimento da angústia, que pode ser compreendida como um conjunto de sensações que ocorrem ao mesmo tempo, podendo atingir não apenas as emoções, mas também a própria ordem física do indivíduo.


 

Não é surpresa, portanto, quando é possível identificar a presença da angústia em algum momento das nossas vidas, afinal de contas estamos sendo lançados, diariamente, em desafios que despertam um volume imenso de sensações.

E, muito embora, seja até fácil identificar o momento e as causas da angústia, pode existir uma grande dificuldade em conseguir vencer este sentimento.

Se você se encontra diante de uma sensação que tem gerado bastante angústia, destaca-se, portanto, a necessidade de identificar a causa, no sentido de encontrar qual a medida mais coerente para conseguir combater os efeitos deste avassalador sentimento.

E, quando isso não é feito, as consequências podem se desgastantes e, portanto, prejudiciais para o indivíduo, visto que poderá ficar impossibilitado de desenvolver atividades da vida diária.

Angústia, Fique Atento Aos Seus Sentimentos

Sendo assim, de acordo com André (2001) é importante que estejas atento às sensações que te envolvem no momento e, no caso de ser uma sensação desagradável, precisa saber exatamente o que deve ser feito, pois o que não pode é se afundar naquele sentimento e permitir que ele tome posse do seu corpo e de sua mente.

Após identificar se a sensação é de angústia, dores no peito, dificuldade de respiração, dores de cabeça, angústia, inquietação, o primeiro passo é saber a sua causa, pois o passo posterior depende disto. Lembre que ter bem-estar depende, exatamente, da maneira como se controla as sensações desagradáveis decorrentes da angústia.

Dicas Para Saúde Mental E Física

Muito embora, controlar as sensações, seja algo bastante importante para a saúde mental e física do indivíduo, destaca-se a necessidade de se encontrar meios acessíveis para se controlar a angústia e, abaixo, será possível refletir sobre algumas medidas interessantes.

1 ) Controlar a respiração é uma das medidas mais importantes, pois a partir do momento em que se encontra o equilíbrio necessário neste processo, haverá influência direta com os batimentos cardíacos. Portanto, se você estiver em momento de angústia, treine a respiração, enchendo os pulmões com o ar inspirado pelo nariz e expirado pela boca. Faça isso até começar a ter o controle total sobre a sua respiração.

2 ) Exercite-se! O seu corpo agradece, pois através da prática de atividades físicas você conseguirá liberar endorfina. Não existe um exercício específico, o importante é você adotar uma atividade física que cause sensação de bem-estar. Portanto, pode ser qualquer uma que te traga relaxamento ao corpo.

3 ) Medite! A meditação é um instrumento que propicia a conexão com o seu “eu interior” e isso facilita a superar os desafios que a angústia traz. A meditação pode ser através do exercício da religião ou da prática de técnicas alternativas. Para isso, existem vários aplicativos gratuitos que prestam o serviço.

4 ) A meditação trará bons pensamentos, mas será necessário alimentar estes bons pensamentos. Lembre-se que és aquilo que sentes.

5 ) Separe um momento para cuidar de seu corpo, buscando profissionais para realizar massagens relaxantes, cromoterapia ou aromaterapia. Isso pode ser feito em casa, nos casos de não ser possível buscar um profissional e, nestes casos, indica-se o uso de velas aromáticas, a colocação de uma lâmpada colorida (azul, de preferência) no ambiente que você toma banho. Torne o banho numa experiência relaxante e prazerosa.

6 ) Adote uma alimentação saudável e, portanto, evite o consumo de alimentos que possam causar inchaço abdominal, que possuam muita gordura ou oleosidade. Portanto, abuse de frutas e verduras, isso facilitará a digestão, a sensação de saciedade e, consequentemente, as sensações do organismo.

7 ) Não perca o contato com as pessoas que te fazem bem, não se isole e, o mais importante, converse com alguém sobre os sentimentos que te rondam.

Ajuda Profissional É Essencial

Se já estiver sendo acompanhado por um terapeuta, deixe-o ciente das tuas dificuldades, certamente ele saberá como ajudar.

Mais importante do que saber alternativas para superar os momentos de angústia é ter consciência dos sentimentos que causam a angústia, de forma que saibas como irá superar os desafios que surgem. Isto faz parte de um processo de evolução do indivíduo e te ajudará a viver, prazerosamente, sem angústia.

Veja Também: Entendendo As Sensações Para Ansiedade


 


podutividade-no-dia-a-dia

Baixe Nosso E-book Com Dicas De Produtividade No Dia-A-Dia!


Confirme o recebimento do e-book e ótima leitura!


 


 
Wildcard SSL Certificates