cuidar do corpo
cuidar do corpo

Pandemia Como Cuidar Do Corpo

Ouça este artigo |  
Listen to this article

Cuidar do corpo nunca deixou de ser importante e com o desafio apresentado pelo isolamento social, tornou bastante difícil manter a rotina de exercícios físicos, visto que em muitas cidades do Brasil, as academias foram fechadas ou muitos utilizadores com receio de contaminação, decidiram cancelar suas matrículas. 

Uma coisa é certa, a necessidade de se movimentar não pode ser deixada de lado e, portanto, ficar em casa exige bastante foco, ou seja, persistência, quando se trata da saúde física. Isso não é uma questão hipotética, mas defendida em estudos e pela própria Organização Mundial de Saúde sobre os riscos à saúde que a pandemia pode causar na saúde física da pessoa que se encontra em casa, pois com a prática do exercício, ao liberar a endorfina, o organismo pode ter um melhor sono e, ainda, uma melhor produtividade no trabalho.

Portanto, neste post, será possível que o leitor analise as dez possibilidades de como as atividades físicas podem ser desempenhadas, sem que isso gere riscos de contaminação e, ainda, sem especialmente perder o estímulo diário por praticar exercícios.

Cuidar Do Corpo, Analisando A Sua Rotina Diária

Por isso, dentro de sua rotina diária, é importante separar um pequeno período para se exercitar, sempre pensando que, ao se exercitar, uma melhor qualidade de vida toma conta de seus dias. 

Se você mora em uma casa, existe uma flexibilidade maior sobre o espaço tanto para se exercitar, quanto para relaxar. Use os espaços abertos de sua casa para tomar banho de sol nos horários apropriados e para fazer exercícios ao ar livre. Pense que você é privilegiado por ter em sua residência um ambiente externo aberto e, por isso, usufrua.

Em caso de você morar num apartamento, as dificuldades de encontrar um espaço mais amplo, são menores, mas não impossíveis. Por isso, é possível afastar os móveis da casa e realizar bons exercícios dentro da residência. Caso seja possível, sugere-se que utilize as escadas para se exercitar, com repetição de séries em intervalos específicos. 

Se você é daquelas pessoas que não consegue realizar exercícios no espaço de sua residência, encontre um lugar perto de você (a céu aberto) que seja seguro, onde você possa praticar seus exercícios com segurança. Caso seja um parque, aproveite o espaço para realizar sua série de exercícios, mas sempre deixando o distanciamento preponderar. Isso vale para pessoas que ainda se encontram matriculados em academias.

Cuidar Do Corpo, Vejam As Possibilidades

Dentre as atividades sugeridas que podem ser realizadas fora do espaço da academia, destacam-se:

Primera:

Corrida ao ar livre, tenha um bom par de tênis que favoreça o impacto e possibilite o desenvolvimento, com segurança, de seu corpo e curta o tempo de corrida;

Segunda:

A bicicleta é um instrumento bastante interessante, pois possibilita o aperfeiçoamento integral do corpo humano, fortalece o quadríceps, coordenação motora, resistência etc.

Terceira:

Os patins assim como a bicicleta gera resistência, tonificação muscular, fortalecimento das pernas e coordenação motora.

Quarta:

Exercícios de impacto, como polichinelo, agachamento livre, prancha frontal e lateral, agachamento frontal e lateral, abdominal livre etc, todos esses exercícios podem ser utilizados como forma de fortalecimento e tonificação dos músculos do corpo.

Observa-se que a prática dessas atividades exige técnica, visto que não se pretende ganhar uma lesão muscular. Sugere-se que se crie um circuito diário, onde os exercícios são realizados em minutos pré-estabelecidos, com 12 repetições.

Quinta:

A yoga além de ser um exercício que irá favorecer o relaxamento, pois trabalha diretamente com a respiração e fortalecimento do corpo. 

Sexta:

Pular corda como forma de exercícios, além de fazer lembrar da infância, servirá como forma de fortalecimento dos músculos do corpo e favorece a resistência do organismo.

Sétima:

Dançar é uma ótima atividade física, pois além do movimento do corpo, escutar música irá favorecer as atividades cognitivas do ser humano. 

Oitava:

As atividades domésticas, como é o caso de varrer a casa, passar o pano, retirar a poeira dos móveis e, por fim, subir ou descer escadas favorecem o movimento e, apesar de ser atividades da vida cotidiana, para além da organização do ambiente, servirá para manter e mente em plena atividade.

Nona:

Em caso de não se sentir apto a realizar nenhum tipo de atividade física, mencionada anteriormente, indica-se a prática do alongamento, pois mesmo que seja uma atividade de baixo impacto, serve para auxiliar no relaxamento dos músculos. 

Décima:

Caso não tenhas condições físicas de realizar nenhuma das atividades anteriores, indica-se, ao menos, 50 minutos de caminhada ao ar livre, desde que todos os cuidados sejam devidamente tomados. 

A Importância De Cuidar Do Corpo

O que deve ser observado para cuidar do corpo, portanto, é que a prática de exercícios físicos não pode ser esporádica, visto estar em jogo não apenas a saúde física, mas especialmente a saúde mental e, como se sabe, a prática de exercícios ao liberar endorfina irá proporcionar bons resultados para a mente, pois a sensação de bem-estar será constante.

A proposta é, portanto, escolher um exercício que traga bem-estar e saúde, pois o que não pode nessa pandemia é ficar parado.

Veja Também: Conheça Alguns Hobbies E Atividades Para Sua Rotina


podutividade-no-dia-a-dia

Baixe Nosso E-book Com Dicas De Produtividade No Dia-A-Dia!


Confirme o recebimento do e-book e ótima leitura!


 

Viva Seu Máximo


 

Leia também

Mais Recentes

Redes sociais

Não seja tímido, entre em contato. Adoramos conhecer pessoas interessantes e fazer novos amigos.

Wildcard SSL Certificates