ovo
ovo

Ovo Conheça Os Diversos Benefícios Para A Sua Saúde

Ouça este artigo |  
Listen to this article

E os benefícios do ovo são diversos. Só que sejam de forma camuflada, em receitas como bolos e pães, ou o próprio ingrediente em diferentes formas de preparo – cozido, frito, escalfado – o ovo está em nosso dia a dia.

Mas um dos motivos pelos quais os ovos se tornaram tão popular é a sua versatilidade e a possibilidade diversificada de consumo.

E podemos servi-lo em refeições que vão desde o café da manhã até o jantar. Só que além de ser um alimento que pode participar em dietas hipocalóricas e são indicados para quem quer ganhar massa muscular.

Mas não foi sempre assim. E por muito tempo o ovo foi considerado o vilão causador de colesterol. Porque matérias e conteúdos na internet não indicavam o seu consumo.

Mas no entanto, pouco tempo depois essa teoria de que ele é um vilão caiu por terra, e chegou-se à conclusão de que tudo depende do consumo em quantidade adequada.

Quais São Os Principais Benefícios Do Ovo?

E hoje em dia, médicos e nutricionistas indicam o ovo para que seja inserido no cardápio, de quem quer manter uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes.

Fonte de juventude:

E um dos benefícios do ovo menos conhecido é o seu poder antioxidante. Alguns elementos contidos nele podem combater os radicais livres e retardar o envelhecimento celular.

Mas isso não somente faz com que você tenha uma aparência mais jovial, mas também um corpo mais saudável. E graças a presença de antioxidantes como triptofano e tirosina, o ovo, inclusive, ajuda a prevenir contra alguns tipos de câncer.

Poderoso contra a anemia:

Porque também é um dos ingredientes mais indicados para quem precisa lutar contra quadros de anemia. E por ser rico em ferro e ácido fólico o ovo ajuda a estimular a produção de glóbulos vermelhos no sangue.

Ovo E Colesterol – Qual É A Relação?

E anteriormente comentamos que o ovo durante muito tempo foi considerado um grande vilão, e responsável pelas alterações no colesterol considerado ruim.

Mas de fato, a gema de ovo possui um alto teor de colesterol e o seu consumo excessivo pode ser um tanto prejudicial para a saúde em um longo período.

Só que porém, segundo pesquisas realizadas pela universidade de Harvard, o consumo moderado do ingrediente tende a trazer apenas benefícios. E ainda destacam que é importante considerar as guarnições que o acompanham.

Mas como exemplo, você pode consumir ovos com pão integral e iogurte desnatado no lugar de ovos mexidos com bacon e salsichas. E a forma como você escolhe preparar terá tanto impacto quanto a quantidade.

Qual é a quantidade indicada?

Porque a quantidade indicada de consumo diário para desfrutar de todos os benefícios do ovo pode variar de pessoa para pessoa. E você pode fazer uma consulta com um médico ou nutricionista de sua confiança.

Mas porém, em geral indica-se dois ovos ao dia por pessoa dentro e uma dieta equilibrada e saudável. Porque com essa quantidade você já consegue extrair os benefícios do ovo e aproveitar todos os nutrientes sem excessos.

E outro estudo internacional sugere que o consumo de um ovo por dia pode ajudar a diminuir as chances de sofrer um AVC, protegendo o cérebro contra esse dano. Mas embora ainda estejam em processo de análise, um dos motivos é que os ovos reduzem o estresse oxidativo, a inflamação e a tensão arterial, diminuindo as chances de sobrecarga sanguínea.

Qual A Forma Mais Saudável Para Consumir Ovos?

Mas a forma de consumo mais indicada é sempre evitar a fritura ou outras formas mais calóricas. E ovos mexidos são saudáveis desde que se use azeite ou óleo de coco.

Porque o preparo que consegue preservar a maior parte dos nutrientes é o ovo escalfado, ou “pochê”. E o modo de preparo deve ser em água muito quente – não fervente – por apenas 4 minutos.

Só que o tradicional ovo cozido tende a perder muito dos nutrientes. E nesse caso, uma solução seria diminuir o tempo de cozimento, mantendo a gema mais mole – assim ele será mais saudável.

Alimentação equilibrada com ovos:

Mas então, se você quer aproveitar os benefícios do ovo deve escolher uma dessas formas de preparo. Só que de modo geral, não há estudos que relacionem diretamente o consumo desse ingrediente aos quadros de problemas cardíacos.

E obviamente você deve manter uma alimentação equilibrada e saudável para desfrutar de todos os benefícios do ovo. Mas consulte sempre o seu nutricionista. Porque ele é o profissional que pode criar o seu cardápio ideal.


podutividade-no-dia-a-dia

Baixe Nosso E-book Com Dicas De Produtividade No Dia-A-Dia!


Confirme o recebimento do e-book e ótima leitura!


 

Viva seu Máximo


 

Mais Recentes

Redes sociais

Não seja tímido, entre em contato. Adoramos conhecer pessoas interessantes e fazer novos amigos.

Wildcard SSL Certificates