observar-aprender
observar-aprender

1- Observar, É A Melhor Ferramenta Do Aprendizado.

Listen to this article

Caro Leitor(a), sabemos que a rapidez do mundo que vivemos, trás a cada dia um desafio maior para conseguir observar e aprender.

Além disso, poucos são aqueles que conseguem entender este ritmo alucinante do cotidiano e busca com muito capricho observar o que lhe cerca, para assim “aprender a aprender”!

Primeiro, porque são diversos atrativos que trazem uma sensação, que facilmente tiram você dos trilhos, consumindo sem hesitar todo o seu tempo.

Segundo, quando não se faz um filtro do que realmente importa e trás mudança significativas para a sua vida, você patina durante muito tempo e percebe muito depois que nada de relevante aconteceu na sua vida e os resultados são os mesmos previsíveis de sempre.

Como já diz o ditado:

“Insanidade é continuar fazendo sempre as mesmas coisas e esperar resultados diferentes” Albert Einstein.

As facilidades e a sensação que o tempo passou voando…

Mas esta impressão pode também ser fruto dos seus hábitos, que vão dando espaço as praticidades da comunicação, conectividades e tantas tecnologias que adentram em nossa rotina e nos tornamos muitas vezes reféns dessas facilidades.

E de qualquer forma o mundo é riquíssimo em detalhes, independente do momento, sempre teremos estes desafios a enfrentar. A seguir demonstraremos um exemplo interessante da importância em fazer esta reflexão que quebra paradigmas do passado e da atualidade, do moderno e do antigo em que persiste o consenso do desafio do aprender, veja como:

É Observando Que Aprendemos

Uma brilhante fábula trazida pelo autor “Alexandre Rangel” em seu livro, resume bem a importância do hábito de observar. Só que esta história fala do discípulo em preparação para liderar seu povo, sendo questionado pelo seu mestre, quando buscava saber se estava pronto para assumir o posto de líder.

E na ocasião, bem no alto da montanha, o mestre pergunta: “Observe este rio, qual a importância dele?”

Inicia então, uma longa jornada, rica em aprendizado e muita sabedoria, que além de tudo exigiu do discípulo: paciência, disciplina e um olhar de ampla reflexão diante das suas responsabilidades.

Mas depois de muito observar, rio, vales, a floresta, a vila, os animais e tudo que o cercava, ele traz a princípio a primeira versão da sua perspectiva, do que tudo representava e mesmo assim o mestre pediu-lhe que continuasse a observar.

E meses depois na mesma montanha após trazer maiores detalhes e suas importâncias e preocupações, o mestre novamente pede ao discípulo que continuasse a observar, e mais meses se passaram e novamente é questionado pelo seu mestre “Observe este rio, qual a importância dele?”

Após novas explicações trazidas pelo discípulo com ainda mais detalhes sobre o que aprendera com tudo que estava a observar. E passando outra vez pelo mesmo questionamento do seu mestre, ele então, determinado continua a observar.

E mais alguns meses observando, o discípulo conclui que cada vez que observa aprende algo de novo. Mas além disso ele completa que é observando que aprendemos.

“Isto porque não aprendemos quando as pessoas nos dizem algo; aprendemos quando as coisas fazem sentido para nós!”

Em resposta o mestre completa pedindo ao discípulo para seguir o seu caminho, e finaliza com a frase: como é difícil aprender a aprender!”.

Observar Que Tudo Acontece Na Hora Certa

Porque esta reflexão, demonstra mais uma vez a importância do observar para o aprendizado e o quanto o tempo é necessário para assim maturar suas decisões. E que podem e serão diferentes a cada momento, após dedicar-se por um tempo para observar e o que aprendeu naquela ocasião.

E contudo, durante esta jornada, é importante saber que existirá uma contínua manutenção do seu aprendizado. Mas cada decisão estará alinhada e fazendo parte da sua realidade momentânea, ou seja, o que faz sentido para você naquele momento.

Isto porque observar é viver!

E viver é aprender enquanto contempla a vida.

A sua história é escrita dia após dia, aproveite cada momento de observação na busca do “aprender a aprender” sempre.

#vivaseumaximo

Leia Também: Zona De Conforto, Como Buscar Novos Desafios.


podutividade-no-dia-a-dia
Ouça este artigo |  

Baixe Nosso E-book Com Dicas De Produtividade No Dia-A-Dia!


Confirme o recebimento do e-book e ótima leitura!


 

Viva Seu Máximo


 

Leia também

Mais Recentes

Redes sociais

Não seja tímido, entre em contato. Adoramos conhecer pessoas interessantes e fazer novos amigos.

Wildcard SSL Certificates