Como tudo começou para o Skate…
E não há certeza de quando o skate surgiu. Mas existem indícios de que tenha sido ao longo da primeira metade do século 20 nos Estados Unidos, vamos então resumir a história do skate.
E nesta época milhões de skates foram vendidos. Mas as rodas eram de ferro e por escorregarem aconteceram muitos acidentes.
Só que houve uma campanha para que o skate fosse banido demorando muito tempo para o ganhar credibilidade novamente.
Mas existem especulações de que o skate tenha sido derivado dos rollers scooters, espécie de patinete fabricados a partir de 1900.
E outra descoberta interessante! Foi o fato de que em 1918 um garoto norte americano chamado Doc ‘Heath’ Ball.
Só que havia desmontado eixos e rodas de patins e fixado numa madeira. Mas ele não andava de pé e sim com um joelho apoiado na madeira e outro pé dando impulso.
Mas no entanto foi final dos anos 50 na Califórnia, que os surfistas tentavam imitar as manobras de Surf usando rodas e eixos montadas em pranchas de madeira.
E o Roller Derby foi o primeiro skate fabricado em 1959.
Como foi a história do skate na década de 60?
Porque na década de 60 os surfistas tentavam imitar as ondas do mar na terra. E essa nova maneira de surfar ficou conhecida como sidewalk surf.
- E em 1972 Frank Nasworthy revolucionou o a prática do skate quando inventou rodinhas de poliuretano. Mas o que fez com que pesasse, chegando a pesar cerca de 2,5 kg. E se tornando cada vez mais popular no Estados Unidos;
- Mas antes as rodas eram feitas de ferro e mais tarde de baquelite. E um tipo de plástico duro, ambas muito escorregadiças e inseguras, dificultando a realização de manobras;
- Só que outro “boom” aconteceu criando o início do Skate moderno, com as modalidades Slalom, Downhill, Freestyle e Vertical.
Porque devido a crescente quantidade de praticantes, surgiram diversos locais específicos para a prática, os chamados skate park, a maioria particular.

Manobras que modernizaram:
- E o primeiro aéreo (Frontside Air) foi realizado por Tony Alva em 1977;
- Mas o primeiro ollie (Frontside Ollie) em pistas foi realizado por Allan Gelfand em 1978;
- E o primeiro looping foi realiazado pelo profissional norte americano Duane Peters em 1979.
Porque muitos acidentes aconteciam nos skate parks e aos altos valores pagos de indenizações e seguros, muitos locais fecharam e a procura diminuiu de maneira drástica.
E o que trouxe um colapso ao Mercado do Skate, empresas fecharam e houve a perda de patrocínio de quase todos os skatistas profissionais.
Mas no final desta época o Skate foi se ligando mais a contracultura que nascia na época, a New Wave e o Punk, tornando-o um esporte rebelde.
- Tom “Wally” Inouye foi muito importante na história do skate na década de 1970. E ficou conhecido pelas wall rides e backside airs;
- Só que Inouye começou IPS (Serviço de Piscina do Inouye) e foi um dos primeiros skatistas de piscina;
- Mas o wallride (significa andar na parede), tenta-se andar com o skate pela parede e depois volta-se para o chão.
- E em 1975, o lendário grupo Z-Boys da equipe Zephyr revolucionou a prática do skate fazendo manobras de surf sobre ele;
- Mas ainda em 1975 chegou ao Brasil o primeiro skatista nipo-brasileiro Jun Hashimoto abrindo as portas mesmo abriu as portas para três gerações de descendentes japoneses no skate. Assim como o skatista brasileiro Lincoln Ueda ambos com total relevância para história do skate;
- E em 1979, Alan Gelfand inventou o Ollie-Air, uma famosa manobra na qual os skatistas ultrapassam obstáculos elevados e é base de qualquer manobra.
- Porque essa manobra possibilitou que os skatistas tornassem-se infinitamente mais ousados e destemidos nas suas manobras.
Na década de 80 surgem novas modalidades.
E daremos continuidade a história do skate nos anos 80 foram caracterizados pela mistura da influência do Punk que lentamente foi substituída pela cultura urbana, com ênfase no Hip Hop.
- Mas no final da década as calçadas largas eram o ápice e o Street começou a dominar o Skate com a queda do Vertical.
- E em 1982 Rodney Mullen inventa o ollie no chão, o que influenciaria tanto o Freestyle quanto o Street, levando a criação de centenas de manobras derivadas;
- Só que o Street começou a ser praticado em terrenos até então virgens para o Skate, com as manobras em corrimão, paredes e escadas;
- Mas em 1984 Stacy Peralta e George Powell lançam o primeiro vídeo de uma equipe de Skate chamado de The Bones Brigade Video Show, revolucionado o Mercado;
- E em 1985 o Skate torna fundo para o filme De volta ao futuro, em 1986 para Thrashin e em 1989 para Gleaming the cube;
- Mas em 1989, Lincoln Ueda, competiu em Münster, na Alemanha, e faturou o 4° lugar;
- Porque o Brasil despontava no cenário mundial. E Lincoln Ueda também teve excelentes participações na pista da Domínio Skate Park Atibaia.
Mudanças os anos 90.
E a história do skate na década de 90 o skate foi se tornando uma pratica cada vez mais profissional.
Mas muitas mudanças aconteceram principalmente com relação aos equipamentos que se tornaram melhores e mais leves, para que o skate pudesse se tornar mais técnico e as manobras ainda mais ousadas.
Porque os skatistas desejavam o reconhecimento profissional por parte da mídia e das grandes empresas sem o rótulo de esporte rebelde.
- E em 1995 que a ESPN criou os X-Games e começou a limpar a imagem do skate como esporte rebelde;
- Só que o skate voltou a ser popularizado, mas era necessário brigar para que a identidade e a atitude do esporte não se perdessem;
- E o Skate vira tema do cinema durante o filme Kids em 1995;
- A WCS (World Cup of Skateboarding) se consolidou com o Circuito Mundial dando também força ao Skate até no Brasil;
- E no final de 1999 é lançado o jogo de videogame Tony Hawk’s Pro Skater que tornaria o mais vendido e popular do mundo. Década de 1990.
Só que nessa época surge o carioca Bob Burnquist que elaborou a última grande revolução no skate: o switchstance vertical.
Porque essa é a técnica de se praticar skate com a base trocada. E já era difundida na modalidade street, mas Bob foi o primeiro a popularizá-la na modalidade vertical e enriquecer ainda mais a história do skate.
Consolidação nos anos 2000.
E a história do skate continua quando o Skate torna-se mais forte e estruturado nesse período com maior profissionalismo.
Mas muitos shows e grandes competições aconteceram pelos Estados Unidos:
- X-Games;
- Dew Tour;
- Gravity Games;
- Tony Hawk Gigantesc Tour;
- Maloof Money Cup com transmissão ao vivo pelas principais redes de TV do mundo e premiações milionárias.
E em 2002 Danny Way inventa a Mega Rampa durante um programa ‘pay per view’ de TV nos Estados Unidos, levando o Skate Vertical para patamares nunca antes vistos.
Mas também tornaram frequentes turnês mundiais das principais empresas do Mercado passando por todos continentes.
A ascensão definitiva do skate.
E a história do skate não para, ela segue com a solidificação e popularização definitiva do esporte, o skate passa a ser amplamente divulgado na TV com a transmissão de campeonatos ou propagandas de muitas empresas fora do Mercado.
Mas com uma nova visão do esporte, foi mais aceito pela sociedade, inclusive tendo incentivo o poder publico que passou a skate parks, e a criação de uma política pública própria.
E em 2010 foi criado pelo skatista profissional Rob Dyrdek o Street League Skateboarding, uma competição internacional somente para convidados com premiações milionárias e transmissão ao vivo pela TV e internet.

Veja também: Aprender a andar de skate
RECAPITULANDO: A história Do Skate, Como Tudo Começou 1900..