bicicleta-history
bicicleta-history

Bicicleta, Saiba Da História Fantástica No Cotidiano.

Ouça este artigo |  
Listen to this article

 Conheça fascinante história e suas evoluções ao longo o tempo.

E a bicicleta passou por constantes evoluções até chegar ao formato que existe hoje e que a maioria das pessoas conhecem.

Mas as primeiras bicicletas eram muito diferentes do que temos atualmente.  E a evolução ao longo dos anos possibilitou o aprimoramento no uso de materiais mais leves! Só que com a utilização de tecnologias para cada tipo de bicicleta que se deseja comprar.

Porque as bicicletas servem como meio de transporte, recreação e fazem parte de um estilo de vida para muitas pessoas no mundo todo.

Conheça um pouco mais sobre a historia de como a bicicleta surgiu e os processos evolutivos pelos quais ela passou ao logo de vários séculos.

Só que existem indícios de que a primeira bicicleta possa ter sido um brinquedo feito de madeira pelo Conde de Sivrac. E constituído por duas rodas alinhadas, uma atrás da outra, unidas por uma viga onde se podia sentar.

Mas a bicicleta não possuía sistema de direção! só uma barra transversal fixa à viga que servia para apoiar as mãos.

E a brincadeira consistia em empurrar ou deixar correr numa descida para pegar velocidade e assim tentar manter-se equilibrado sem freios. Porque a colisão era inevitável, talvez fosse o prazer de não conseguir parar que fizesse do brinquedo algo interessante.

  • Em 1918 o alemão Barão Karl Von Drais, engenheiro agrônomo e florestal vindo de família de posses, pode ser considerado de fato o inventor da bicicleta.
  • E em 1817 instalou em um celerífero um sistema de direção que permitia fazer curvas e com isto manter o equilíbrio da bicicleta quando em movimento.

Draisiana como era chamada a bicicleta da época vinha com um rudimentar sistema de freio e um ajuste de altura do selim para facilitar o seu uso por pessoas de diversas estaturas.

Mas era possível sentar-se num selim parecido com uma sela de cavalo e apoiar os pés no chão e direcionar a maquina e manter o equilíbrio por longos trechos.

Década de 1860 – Surge o velocípede.

E o francês Pierre Lallement aumenta a roda dianteira, para deixar a pedalada mais leve. Pierre Michaux cria a primeira fábrica. Só que em 1867, surgem rodas com aro de aço, freios e tração traseira por corrente.

bicicleta-history
bicicleta

Mas além de confiável e confortável permite que o ciclista faça o que gostaria de ter feito quando criança. E até mesmo o fato de ter um preço bem mais alto que as de supermercado se transforma em atrativo.

  • Por isso que na década de 1870 – Surgem as bicicletas com rodas gigantes na frente e minúsculas atrás. E também surgem modelos com modelo com correntes, mas o velocípede continua sendo o mais popular.
  • Continuando na década de 1880 – O escocês John Boyd Dunlop cria uma câmara de ar para as rodas da bicicleta do filho. E Nasce o pneu além das bicicletas com corrente que começam a ganhar mercado;
bicicleta-history
bicicleta-history
  • Já na década de 1890 – No começo da década de 1890, surge o quadro trapezoidal, usado até hoje. E em 1895, vêm os primeiros modelos em alumínio, três vezes mais leves que os de aço.

A bicicleta passa a ser meio de transporte.

  • Continuando na década de 1900 – Surgem os primeiros modelos com freio, marchas e cubo com roda livre, que permite que a bicicleta continue em movimento quando o ciclista para de pedalar.
bicicleta-history
bicicleta

Com marchas freio e o sistema de roda livre a bicicleta tornou-se mais segura e inclusive passou a ser meio de transporte para muitas pessoas.

  • Em resumo na décadas de 1910 a 1940 – No fim dos anos 20, a empresa Schwinn, popular nos EUA, aproxima o design da bike do das motos. Na Europa, o ciclismo esportivo ganha força.
  • Já na década de 1950 – O americano James Finley Scott modificou um modelo urbano para conseguir andar em trilhas. E criou a primeira mountain bike, bicicleta utilizada para fazer trilhas em montanhas e com muitos adeptos até os dias de hoje.
  • Mas na década de 1960 – Existiam vários modelos e a bicicleta passou a fazer parte da vida das pessoas. E surgem as bicicletas para crianças.
  • Continuado na década de 1970 – Nasce a BMX, que viraria febre mundial e tornaria a bicicleta o sonho de consumo de 11 entre dez crianças.
  • Chegando na década de 1980 – O foco era melhorar o design e diminuir o peso das bicicletas. E no Brasil, as mountain bikes tornam-se o estilo predominante.

Só que a venda das bicicletas cresce e em 1986 tem um salto com um aumento de 80%, sendo que destas 35% são mountain bikes.

Mas já em 1989 foram vendidas 7.5 milhões de bicicletas somente nos Estados Unidos. E na Europa, tradicional com larga história no uso de bicicletas, o mercado que em 1976 era de 2.3 milhões, passa a 4.5 milhões em 1990.

Porque na virada do século XIX para o XX é inventado praticamente tudo o que se conhece na bicicleta de hoje. E na virada para o século XXI há introdução no setor bicicletas de tecnologias de ponta. Só que desde a criação de materiais novos para sua construção até o repensar da ergonomia para cada uso específico.

Mas na primeira metade dos anos 90 o uso de programas de computação permite que o peso seja reduzido. Só que chegando a 30% em alguns modelos de competição, isto sem perda de resistência ou durabilidade.

A melhoria na qualidade do rodar, de uma bicicleta de última geração, para modelos fabricados na década de 80 é impressionante.

Mas na mesma época houve uma explosão de usuários urbanos descobrindo que pedalar uma mountain bike no asfalto era muito agradável. E surgem várias publicações especializadas, algumas voltadas para competição, outras para lazer e uso urbano.

Porque as publicações americanas têm uma preocupação muito grande não só em informar o leitor, mas em formar os novos ciclistas.

  • E na década de 1990 – Chegam os quadros em fibra de carbono e o freio a disco.

Mas no início dos anos 90 começa também a ocorrer a segunda revolução da mountain bike e a utilização de tecnologia de ponta para melhorar o desempenho da bicicleta.

E o mountain bike tem o mérito de realizar uma grande mudança no modo como a utilização da bicicleta era pensada.

Anos 2000 bicicletas para todos os gostos e estilos.

Porque a bicicleta torna-se parte da vida das pessoas! E é o sonho de consumo de crianças! Só que além disso é um meio de transporte seguro e barato para muitas pessoas.

E além de se tornar parte do esporte, não há mais limites para a bicicleta!

Por que era fabricada com tecnologia avançada para diminuir o seu peso e aumentar sua capacidade de conforto e velocidade a bicicleta nos anos 2000 é acessível á todos os bolsos.

Só que além disso, faz parte de um novo momento onde a poluição e interferência do homem na natureza é repensada.

Mas para muitos a bicicleta faz parte de um estilo de vida econômico e sustentável. E substitui os automóveis e não polui além de garantir hábitos saudáveis para quem a utiliza.

E principalmente nos dias atuais com uma pandemia do covid-19, cada vez mais as pessoas estão utilizando a bicicleta. Primeiro porque é uma alternativa complementar das atividades físicas, devido ao risco de contaminação para quem estava acostumado a frequentar uma academia. E possibilita também a locomoção quando necessário evitando aglomerações tomando os devidos cuidados.

Para quem é apaixonado por bicicleta, os cuidados são importantes também na conservação e até mesmo para economizar quando se trata de fazer as revisões e manutenção da sua bike. E neste caso preparamos:

  • – Um guia completo para quem deseja aprender como fazer uma manutenção correta na sua bicicleta.
  • – Excelente para quem deseja economizar dinheiro deixando de ir em oficinas para fazer algum tipo de manutenção.
  • – E mais 2 Bônus exclusivos

Acesse e saiba mais clicando na imagem abaixo:

bike
bike
Este conteúdo te ajudou? Cadastre o seu e-mail e confirme no FeedBurn do google.
Receba “Grátis” os links para download dos E-books exclusivos!
podutividade-no-dia-a-dia

Baixe Nosso E-book Com Dicas De Produtividade No Dia-A-Dia!


Confirme o recebimento do e-book e ótima leitura!


 

Viva seu Máximo


 

Mais Recentes

Redes sociais

Não seja tímido, entre em contato. Adoramos conhecer pessoas interessantes e fazer novos amigos.

Wildcard SSL Certificates