falar-em-publico
falar-em-publico

Como falar em público: 07 dicas poderosas para dominar.

Ouça este artigo |  
Listen to this article

Falar em público pode deixar muitas pessoas em pânico.

E falar em público não é algo difícil, mas para algumas pessoas é um verdadeiro pesadelo. Porque elas sofrem por antecedência quando é preciso falar para as outras pessoas.

Os sinais aparecem na escola

Só que aquele aluno que detesta quando o professor diz que o trabalho será apresentado. Por que sabe que será desgastante ter que apresentar algo para a turma. E sua mente logo se enche de pensamentos do tipo: Com certeza todos vão rir quando eu começar a falar! Mas eu não sou bom o suficiente! E todos devem me achar ridículo! E por aí vai, pensamentos negativos e depreciadores da própria imagem. Fazendo com que a pessoa fique cheia de medo. E se sinta incapaz de falar em público sem sentir os terríveis sintomas da ansiedade e do medo.

Porque depois de sair da escola vem à faculdade. Existe um universo totalmente novo e assustador para quem tem medo de falar em público. Mas muitas vezes você não conhece os seus colegas de turma e professores. E esse fator pode desencadear ainda mais ansiedade na hora de apresentar trabalhos que valem notas importantes no semestre.

E então a pessoa que sofre com medo de falar em público faz uns dribles aqui e ali. Sente-se mal durante as apresentações. Mas o tempo vai passando e quando percebe se vê diante da sua equipe de trabalho. Tendo que palestrar ou explanar algum assunto importante, as dificuldades aumentam, pois é o emprego que está em jogo. E as sensações ruins quanto a falar em público só pioram.

Só que as mãos começam a suar frio. E o coração acelera e a palidez no seu semblante é visível, mas você não está à beira da morte. Porque você só precisa falar para outras pessoas.

Você não está sozinho!

E quando precisar falar em público e o medo tomar conta dos seus pensamentos lembre-se que você não está sozinho.

Porque o medo de falar em público atinge milhões de pessoas pelo mundo afetando suas relações pessoais e profissionais. E portanto, lembre-se que você não é um caso a parte. Mas que existem pesquisas e até tratamentos para melhorar essa situação. Só que no entanto é possível melhorar essa condição adotando algumas práticas cotidianas.

Leia em voz alta.

E quando tiver que apresentar algum trabalho, falar em uma reunião, ou seminário, prepare-se antes. Mas vá lendo em voz alta sozinho em casa. E ouça sua voz, vá assimilando o que está dizendo, melhorando o seu discurso. Mas perceba se sente alguma mudança no seu comportamento quando se esquecer de alguma palavra. Ou algo importante que deveria ser dito. E refaça os seus discursos quantas vezes for necessário. Porque quanto mais ouvir sua própria voz mais vai ter consciência de que é capaz de falar em público.

Fale olhando para o espelho.

Porque essa é boa técnica para que você possa se observar falando, dessa forma além de prestar atenção na sua voz, também prestará atenção na sua imagem. Se fizer isso com regularidade seu desempenho vai melhorar muito, ao se observar falando no espelho vai ver exatamente os que os outros verão quando estiver falando.

Filme com o seu celular e observe a sua desenvoltura.

E hoje é muito comum utilizarmos o celular como aliado. Porque você consegue filmar e observar seus resultados, conseguindo após gravar algumas vezes comparar a gravação que obteve melhor desempenho segundo a sua própria percepção, e repetir aquela colocação para que fixe na sua memória, deixando bem mais leve e também transmitindo propriedade sobre o conteúdo que está abordando.

Sempre leve uma cópia escrita do que precisa falar.

Mesmo que você já saiba tudo que precisa falar, leve como forma de garantia uma cópia escrita, dessa forma se esquecer de alguma palavra durante a sua fala você pode olhar e se corrigir, evitando assim um desencadeamento de ataque de pânico. Por mais que a sua mente seja boa, se você apresenta dificuldade em falar em público esteja sempre prevenido, por que se algo acontecer você pode contornar a situação.

Não tenha medo de errar.

Chegou a tão temida hora e você esqueceu o que ia falar, não é preciso entrar em pânico, mantenha a calma e procure retomar o discurso de forma tranquila, respire fundo, tome um copo dá água e recomece sua fala. As pessoas podem notar que você teve certa dificuldade para falar, mas o importante é concluir o que precisava ser feito. Portanto se esquecer de algumas palavras ou frases durante a apresentação em público, recomponha-se, pois o importante é que as pessoas recebam a mensagem que você deveria passar.

Procure vencer o medo e ansiedade de falar em público.

As pessoas que tem medo de fala em público não sentem apenas insegurança, elas sentem medo, e o medo é o sentimento mais poderoso que existe. Quando se tem medo de alguma coisa é quase impossível fazê-la. Então o primeiro passo é tentar vencer o medo.

Saiba que o medo se manifesta nos sintomas de ansiedade, taquicardia, sudorese nas mãos e nos pés, boca seca, respiração ofegante, medo de morrer, vontade de sair correndo, esses são alguns dos sintomas que impedem que as pessoas falem em público.

Outro fator é a negatividade sobre a própria imagem, pare de pensar no que os outros vão achar de você, não se julgue menos capaz do que realmente é ao invés de pensar no quanto está com medo pense em coisas boas, no tempo que dedicou para executar esse trabalho, no quão competente você é.  Seja mais positivo e aos poucos vai conseguir ser menos ansioso nas situações em que precisa falar em público.

Respire e relaxe.

Antes de falar em público, faça exercícios de respiração, a respiração diafragmática é excelente para relaxar, sente de forma confortável e vá fazendo os exercícios de respiração, aos poucos perceberá que a adrenalina vai baixando e você estará mais calmo e relaxado. Alguns chás possuem propriedades calmantes como a camomila e o maracujá, pratique o hábito de tomar chá, eles ajudam a acalmar e fazem bem para a saúde.

Se fez sentido para você essas dicas, deixe seu comentário abaixo! Compartilhe seus resultados e ajude outros leitores a ter sucesso como você. Nos conte quais atitudes tomou ou está tomando que fizeram toda diferença em seus resultados.

Selecionamos um programa prático de 7 Semanas que vai te guiar para a descoberta do seu “Propósito de Vida” e para o despertar do Seu Máximo Potencial. Uma vida de Total Presença, Foco, Alta Performance e Controle Emocional.

<<  15 dicas para seu crescimento pessoal e profissional


podutividade-no-dia-a-dia

Baixe Nosso E-book Com Dicas De Produtividade No Dia-A-Dia!


Confirme o recebimento do e-book e ótima leitura!


 

Viva Seu Máximo


 

Leia também

Mais Recentes

Redes sociais

Não seja tímido, entre em contato. Adoramos conhecer pessoas interessantes e fazer novos amigos.

Wildcard SSL Certificates