Não procure emprego, encontre o empreendedorismo! Seja seu próprio patrão!
E você está cansado de receber ordens? Chegar cedo e sair tarde do trabalho? Esperar anos por um aumento. Mas a única coisa que o seu chefe sabe fazer é dizer que você precisa melhorar?
Ou então você sempre teve grandes ideias, mas nunca conseguiu executá-las por falta de planejamento e já não aguenta mais trabalhar para os outros?
Porque o fato é que você está cansado, e quer dar uma guinada na sua vida, quer empreender, abrir um negócio, mas não sabe como?
Só que o mais importante é ter vontade e disposição para seguir em frente com essa ideia, empreender é uma arte, é necessário ter disciplina e responsabilidade, porque você será o patrão.
E saiba o que você gosta de fazer.
Mas se for o seu primeiro negócio e você tem pouco dinheiro, mas ainda acredita que a sua receita de pizza é a melhor do seu bairro. E invista nela! Só que não comece nenhum negócio com o qual você não tenha intimidade e a menor noção de como funciona.
E seja responsável ao abrir um negócio para não declarar falência menos de um ano depois e ter que voltar correndo pro seu antigo emprego ou pior ficar desempregado.
Porque se o seu instinto diz que você deve investir em negócio, corra esse risco. E sempre de forma consciente, atuando em uma área na qual você já conhece ou pesquisou muito. Só que para não correr riscos desnecessários, como acumulação de dívidas com financiamentos ou o fracasso antes do primeiro ano de funcionamento.
Faça um planejamento.
E se pretender abrir um negócio, mas só sabe pensar em quanto pode lucrar. Mas você já está começando errado, e se a sua pergunta é por quê? E a resposta é fácil, o empreendedor precisa ter a noção exata do quanto vai precisar gastar para montar o seu negócio.
Só que por isso o planejamento é fundamental, ele te coloca dentro da realidade e faz com que você tenha noção de que abrir um negócio não se resume somente ao lucro.
Mas iniciar o seu empreendimento de forma organizada maximiza suas chances de ter sucesso. E mostra o seu profissionalismo para os seus clientes e fornecedores. Porque faz com que as pessoas acreditem tanto o quanto você que o seu empreendimento pode dar certo.
Preste atenção na sua clientela!
E pense nisso durante o planejamento, saiba que não adianta vender a melhor pizza da cidade e estar sempre mau humorado. “Mau humor afasta os clientes!” Porque faz com que muitos não voltem ao seu estabelecimento. Ou se você for prestar serviços e esquecer de que também precisa de clientela para isso também vai precisar correr atrás da sua clientela.
Tratar bem os seus clientes é a maior garantia de sucesso, pois todo o empreendedor precisa de clientes. Tratá-los bem é uma forma de fidelizar seus clientes. Parece meio obvio mas muitas pessoas. O grande erro neste caso é achar que deve tratar o cliente da forma que você gostaria de ser tratado(a).
Porém se esqueceu que cada um tem a sua forma e seu gosto pessoal. A grande sacada para atingir ótimos resultados ao tratar o cliente é “se preocupando de como o cliente quer ser tratado! Olhando de fora da caixa. E não tomando apenas como critério a sua forma de ver as coisas.
Uma bom exemplo para afirmar isto é: Quando por exemplo convidamos um amigo para vir em nossa casa. Queremos que convidar para comer algo que gostamos muito. Mas não tivemos o capricho de perguntá-lo antes se ele gosta também.
E o que seria uma surpresa acaba se transformando numa frustração. Perceberá que seu amigo estará diferente da próxima vez que o convidá-lo. “Como aprendizado busque sempre saber antes o que os outros gostam!“
Mas ouça as criticas dos seus clientes. Por mais desagradável que seja escutar críticas. Porque todo empreendedor precisa estar atento ao o que os seus clientes dizem sobre: O seu atendimento, o produto que está vendendo, o preço, se o cliente falar dê atenção seja gentil e mostre que está aberto á críticas.
Quero empreender, mas não tenho dinheiro!
Só que existem empreendimentos que são muito caros. E nem sempre vale a pena correr o risco de investir tudo que você tem nele. Mas em contrapartida existem várias formas de empreender gastando pouco. E mesmo assim você precisa saber se tem disponibilidade financeira de investir.
Só que antes de iniciar qualquer negócio, procure informações como, por exemplo: No SEBRAE, que é um grande incentivador das pequenas e médias empresas. Mas participe das conferências, assista as palestras, e receba todas as orientações. E elas podem ajudar a esclarecer dúvidas sobre a questão financeira do empreendimento.
Porque existem créditos especiais em cooperativas e bancos para quem deseja abrir um negócio. Mas antes de pedir um empréstimo visite vários bancos, pesquise as taxas de juros e veja se é seguro ou não fazer o empréstimo.
Qual vai ser o seu salário.
E você será o patrão, mas no inicio você não vai ganhar uma fortuna, pense que todo o dinheiro que entra, precisa ser destinado para pagar as contas. Só que você não pode sair gastando tudo que recebe por que do contrário perderá o controle no início.
Mas seja responsável separe o dinheiro em três partes,
- Para contas fixas;
- Para os funcionários;
- E o resto é o seu salário.
E tenha muito cuidado quando assunto é dinheiro, até obter lucro a prioridade são as contas, do contrário o seu destino é a falência. Porque não acontecerá se você seguir todas essas dicas direitinho!
Este conteúdo te ajudou? Cadastre o seu e-mail e confirme no FeedBurn do google.E receba “Grátis” semanalmente os artigos exclusivos de cada série!
RECAPITULANDO: Empreendedorismo para novos negócios ou produtos