empreendedorismo
empreendedorismo

Empreendedorismo para novos negócios ou produtos

Ouça este artigo |  
Listen to this article

Não procure emprego, encontre o empreendedorismo! Seja seu próprio patrão!

E você está cansado de receber ordens? Chegar cedo e sair tarde do trabalho? Esperar anos por um aumento. Mas a única coisa que o seu chefe sabe fazer é dizer que você precisa melhorar?
Ou então você sempre teve grandes ideias, mas nunca conseguiu executá-las por falta de planejamento e já não aguenta mais trabalhar para os outros?

Porque o fato é que você está cansado, e quer dar uma guinada na sua vida, quer empreender, abrir um negócio, mas não sabe como?

Só que o mais importante é ter vontade e disposição para seguir em frente com essa ideia, empreender é uma arte, é necessário ter disciplina e responsabilidade, porque você será o patrão.

E saiba o que você gosta de fazer.

Mas se for o seu primeiro negócio e você tem pouco dinheiro, mas ainda acredita que a sua receita de pizza é a melhor do seu bairro. E invista nela! Só que não comece nenhum negócio com o qual você não tenha intimidade e a menor noção de como funciona.

E seja responsável ao abrir um negócio para não declarar falência menos de um ano depois e ter que voltar correndo pro seu antigo emprego ou pior ficar desempregado.

Porque se o seu instinto diz que você deve investir em negócio, corra esse risco. E sempre de forma consciente, atuando em uma área na qual você já conhece ou pesquisou muito. Só que para não correr riscos desnecessários, como acumulação de dívidas com financiamentos ou o fracasso antes do primeiro ano de funcionamento.

 Faça um planejamento.

E se pretender abrir um negócio, mas só sabe pensar em quanto pode lucrar. Mas você já está começando errado, e se a sua pergunta é por quê? E a resposta é fácil, o empreendedor precisa ter a noção exata do quanto vai precisar gastar para montar o seu negócio.

Só que por isso o planejamento é fundamental, ele te coloca dentro da realidade e faz com que você tenha noção de que abrir um negócio não se resume somente ao lucro.

Mas iniciar o seu empreendimento de forma organizada maximiza suas chances de ter sucesso. E mostra o seu profissionalismo para os seus clientes e fornecedores. Porque faz com que as pessoas acreditem tanto o quanto você que o seu empreendimento pode dar certo.

 Preste atenção na sua clientela!

E pense nisso durante o planejamento, saiba que não adianta vender a melhor pizza da cidade e estar sempre mau humorado.  “Mau humor afasta os clientes!” Porque faz com que muitos não voltem ao seu estabelecimento. Ou se você for prestar serviços e esquecer de que também precisa de clientela para isso também vai precisar correr atrás da sua clientela.

Tratar bem os seus clientes é a maior garantia de sucesso, pois todo o empreendedor precisa de clientes. Tratá-los bem é uma forma de fidelizar seus clientes. Parece meio obvio mas muitas pessoas. O grande erro neste caso é achar que deve tratar o cliente da forma que você gostaria de ser tratado(a).

Porém se esqueceu que cada um tem a sua forma e seu gosto pessoal. A grande sacada para atingir ótimos resultados ao tratar o cliente é se preocupando de como o cliente quer ser tratado! Olhando de fora da caixa. E não tomando apenas como critério a sua forma de ver as coisas.

Uma bom exemplo para afirmar isto é: Quando por exemplo convidamos um amigo para vir em nossa casa. Queremos que convidar para comer algo que gostamos muito. Mas não tivemos o capricho de perguntá-lo antes se ele gosta também.

E o que seria uma surpresa acaba se transformando numa frustração. Perceberá que seu amigo estará diferente da próxima vez que o convidá-lo. “Como aprendizado busque sempre saber antes o que os outros gostam!

Mas ouça as criticas dos seus clientes. Por mais desagradável que seja escutar críticas. Porque todo empreendedor precisa estar atento ao o que os seus clientes dizem sobre:  O seu atendimento, o produto que está vendendo, o preço, se o cliente falar dê atenção seja gentil e mostre que está aberto á críticas.

 Quero empreender, mas não tenho dinheiro!

Só que existem empreendimentos que são muito caros. E nem sempre vale a pena correr o risco de investir tudo que você tem nele. Mas em contrapartida existem várias formas de empreender gastando pouco. E mesmo assim você precisa saber se tem disponibilidade financeira de investir.

Só que antes de iniciar qualquer negócio, procure informações como, por exemplo: No SEBRAE, que é um grande incentivador das pequenas e médias empresas. Mas participe das conferências, assista as palestras, e receba todas as orientações. E elas podem ajudar a esclarecer dúvidas sobre a questão financeira do empreendimento.

Porque existem créditos especiais em cooperativas e bancos para quem deseja abrir um negócio. Mas antes de pedir um empréstimo visite vários bancos, pesquise as taxas de juros e veja se é seguro ou não fazer o empréstimo.

Qual vai ser o seu salário.

E você será o patrão, mas no inicio você não vai ganhar uma fortuna, pense que todo o dinheiro que entra, precisa ser destinado para pagar as contas. Só que você não pode sair gastando tudo que recebe por que do contrário perderá o controle no início.

Mas seja responsável separe o dinheiro em três partes,

  • Para contas fixas;
  • Para os funcionários;
  • E o resto é o seu salário.

E tenha muito cuidado quando assunto é dinheiro, até obter lucro a prioridade são as contas, do contrário o seu destino é a falência. Porque não acontecerá se você seguir todas essas dicas direitinho!

Este conteúdo te ajudou? Cadastre o seu e-mail e confirme no FeedBurn do google.
E receba “Grátis” semanalmente os artigos exclusivos de cada série!
podutividade-no-dia-a-dia

Baixe Nosso E-book Com Dicas De Produtividade No Dia-A-Dia!


Confirme o recebimento do e-book e ótima leitura!


 

Viva seu Máximo


 

Adicionar comentário

Mais Recentes

Redes sociais

Não seja tímido, entre em contato. Adoramos conhecer pessoas interessantes e fazer novos amigos.

Wildcard SSL Certificates