dormir-pouco
dormir-pouco

Dormir Pouco, 07 Dicas Para Evitar Doenças Neurológicas

Ouça este artigo |  
Listen to this article

Porque ao dormir pouco o nosso cérebro começa a “comer” a si próprio!

E já sabemos que quando dormimos pouco! E esta rotina nos obriga a sacrificar uma boa noite de sono, por um período longo e repetidas vezes.

Só que podem trazer consequências desastrosas para nossa saúde. Como problemas psicológicos e físicos, além de dores pelo corpo e um mau estar.

Mas estudos sugerem que quando ocorre de dormir pouco, podemos causar no nosso cérebro a destruição de células nervosas.

E isso porque a ausência do descanso, o que não permite uma noite adequada de sono. Pode fazer com que o cérebro comece “a se consumir” em um processo conhecido como fagocitose astrocítica.

Porque foi exatamente o que revelou em uma das publicações do periódico Journal of Neuroscience, trazidas por pesquisadores da Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos.

E com testes realizados em camundongos, aplicados a 04 grupos distintos em cenários com sono considerado adequado para dois dos grupos e a privação do sono para os outros dois grupos.

1 – O Sono Adequado

Só que os grupos considerados com “sono adequado“, onde tiveram a oportunidade de dormir e acordar naturalmente e também com no mínimo de 8 horas de sono, os resultados foram positivos.

Mas já o grupo oposto, com “privação de sono” os resultados foram preocupantes.

E principalmente por serem muito semelhantes, as atividades desreguladas! Além de estarem associadas as doenças como tem hoje o Alzheimer e a Demência.

Outro estudo, agora segundo a revista New Scientist, realizada pelo pesquisador Michele Bellesi, da Universidade Politécnica de Marche, na Itália.

Isto porque a demonstraram que a privação crônica do sono, revela que as porções de sinapses, eram “comidas” literalmente por astrócitos.

Estes estudos juntos irão contribuir para novas pesquisas o que podem trazer maiores garantias quanto as associações as doenças.

Mas em todo caso caro leitor, essas pesquisas já sugerem que o sono adequado trás melhores resultados para nossa saúde.

E a falta dele já segue o caminho oposto, onde a “privação do sono“, já se assemelham a doenças neurológicas indesejáveis.

2 – E Qual A Quantidade Recomendada De Sono?

Portanto, o melhor a ser feito é ficar bem alerta e se policiar para que sempre tenha uma noite de sono adequada.

Muito se fala em dormir 08 horas por noite, como ideal, mas para outras pessoas pode ser muito tempo ou não.

E estudos da GCBH Recommendations The Brain–Sleep Connection recomendam a quantidade de horas médias de sono por faixa etária, onde quanto mais jovem maior a necessidade de sono. Veja:

  • Até 3 meses: 14 a 17 horas
  • 4 a 11 meses: 12 a 15 horas
  • 1 a 2 anos: 11 a 14 horas
  • 3 a 5 anos: 10 a 13 horas
  • 6 a 13 anos: 9 a 11 horas
  • 14 a 17 anos: 8 a 10 horas
  • 18 a 25 anos: 7 a 9 horas
  • 26 a 64 anos: 7 a 9 horas
  • Acima de 65 anos: 7 a 8 horas

O ideal como já dizem os gurus, é “acordar na hora que os olhos abrem“, uma menção simples de quem tem qualidade de vida e consegue estar bem descansado para começar o dia.

Mas para muitos isso parece um sonho distante de ser realizado.

Neste caso, não se desespere, procure organizar a sua rotina para conseguir mudar de “dormir pouco” para “dormir bem”, veja que é diferente de “dormir muito”.

E é isso mesmo, preze pela “qualidade do seu sono” e não pela quantidade de tempo que permanece dormindo.

Além disso, para ajudar nesta etapa e organizar a sua rotina, verifique os passos básicos abaixo para ver se estão acontecendo no seu dia-a-dia.

3 – A sua cama e o travesseiro são confortáveis?

E são itens bem particulares, porque cada pessoa tem um hábito e uma preferência. Mas o que importa é estar bem confortável, se você não quer correr o risco de dormir pouco. E evitar que os acessórios não sejam os vilões da sua noite de sono.

4 – Sabia que o clima é um vilão que pode interromper uma boa noite de sono?

Sim, se você está com calor é importante vestir roupas bem leves e se cobrir sem correr o risco de pegar um resfriado ou acordar sentindo muito calor.

Além disso, tomar banho com água fria pode trazer maior conforto na hora de ir para cama.

E por outro lado, se estiver frio, você deve vestir roupas confortáveis e estar bem provido de cobertores.

Além disso dependendo do quanto estiver frio você deve ainda providenciar uma boa fronha com acabamento de malha “camurça super macia“.

Porque um grande vilão que muitos não levam em conta é quando você mudar de posição no travesseiro e imediatamente acorda devido travesseiro estar frio e acaba por interromper o seu sono.

Use meias se estiver sentindo frio nos pés. Este também é um grande vilão que pode atrapalhar e muito a sua noite de sono.

E um simples detalhe de trocar este material já pode mudar para uma excelente noite de sono sem interrupções.

5 – Beber Água

Mas agora, é muito importante e independente se estar frio ou quente, deve-se beber um ou dois copos de água antes de ir para cama. E ai você pode questionar, se você não irá interromper sua noite de sono podendo também dormir pouco, indo ao banheiro durante a noite.

E a resposta é depende, porque se você tem o hábito de consumir água durante todo o dia, um único copo já será o suficiente, porque se tiver 8 horas de sono por exemplo será um período muito longo sem se hidratar. Então pense nisso.

Mas mantenha-se sempre bem hidratado que aos poucos irá se acostumar a ter noites completas de sono mesmo tendo consumido água antes de ir para cama.

6 – Desligar Todos Os Eletrônicos

Isso mesmo, notebooks, celulares, tabletes e a televisão, são de longe os maiores vilões para você dormir pouco e eles podem interromper facilmente o seu sono. Além de que as luzes que estes eletrônicos emitem, tiram o seu sono.

Se precisar estar alerta porque pode receber uma ligação a qualquer momento, então deixe o celular ativo no modo sonoro, mas não tão próximo de você, porque muitas vezes qualquer luz emitida pode sim acordar você e interromper o seu sono.

7 – Tenha Horário Para Dormir

E é muito importante ter um horário padrão para dormir e também acordar, isto porque você criará um novo hábito onde o seu corpo irá se acostumar com ele e também perceberá que acordar será fácil por existir uma rotina. Porque geralmente quem consegue ter um padrão para dormir e acordar nem precisar de despertador. Mas, se não tem ainda um hábito como este comece o quanto antes a por em prática e comprovará isso.

Estes são alguns hábitos que precisam ser adotados caso não possua para ter uma organização que possa te proporcionar ótimas noites de sono, que favorecerá a sua inteligência e consequentemente todos os seus resultados. Cuidar do sono e Dormir Bem é indispensável para o cérebro e a sua inteligência.

#vivaseumaximo

Veja Também: “Ideias” Para Combater, “Pessoas” Para Convencer! 100% #Steve Jobs


podutividade-no-dia-a-dia

Baixe Nosso E-book Com Dicas De Produtividade No Dia-A-Dia!


Confirme o recebimento do e-book e ótima leitura!


 

Viva Seu Máximo


 

Leia também

Mais Recentes

Redes sociais

Não seja tímido, entre em contato. Adoramos conhecer pessoas interessantes e fazer novos amigos.

Wildcard SSL Certificates