conhecer-pessoas
conhecer-pessoas

Conhecer pessoas, fazer amigos no trabalho

Ouça este artigo |  
Listen to this article

Conhecer pessoas, fazer amigos no trabalho, pode fazer a vida profissional mais produtiva e feliz!

E o ambiente de trabalho é extremamente competitivo. Mas todos querem crescer e ter suas qualidades reconhecidas pelo chefe, embora a competitividade seja boa para a empresa. E na maioria das vezes pode ser desgastante para os colegas de trabalho.

Porque as relações podem ser pouco amistosas, e a maior tendência é o individualismo, o que dificulta ainda mais conhecer pessoas, gerando maior engajamento.

Só que você pode até tentar se isolar. E ficar no seu canto, e tentar se convencer de que amizades no trabalho não são boas para o seu desempenho profissional. Mas é aí que você se engana ter amizades no trabalho é algo muito saudável.

E afinal de contas você vai conviver com essas pessoas durante todo o seu dia. Só que nada é melhor do que ter amigos com quem possa compartilhar o que acontece no trabalho do que estar sempre sozinho.

Mas então não tenha receio de fazer amizades no trabalho. E é sempre bom ter amigos e se a acaso perceber que alguém não é de confiança afaste-se. Porque o objetivo sempre antes de tudo é tentar fazer amigos.

E fazendo amizades, conhecer pessoas. Só é um hábito que gera situações onde você sempre terá com quem contar nos momentos difíceis do trabalho. Ou então poderá compartilhar momentos mais descontraídos e relaxantes.

Conhecer pessoas! Como fazer amigos no trabalho?

Porque o mais interessante do ser humano é que somos todos diferentes. E essas diferenças podem facilitar ou dificultar a aproximação das pessoas em qualquer ambiente, bem como no trabalho. Por isso tenha calma, aborde as pessoas com educação e cordialidade. Mas procure se aproximar primeiro das pessoas que você vê que podem ter algo em comum com a sua personalidade.

E não se frustre se as amizades demorarem a fluir o importante é continuar tentando e agindo com naturalidade. Mas se ainda assim for difícil de conquistar bons amigos siga algumas ideias que podem ajudar.

Cordialidade é fundamental.

Só que não importa se é no trabalho ou em qualquer ambiente. Mas procure ser cordial com as pessoas, seja gentil, além de ser elegante é algo que está faltando nos dias de hoje e pode atrair o olhar das pessoas para você.

E seja simpático sem parecer forçado. Só que quando houver a oportunidade entre na conversa dos colegas de forma sutil, quando estiverem conversando procure introduzir algum comentário ou opinião de forma agradável para que possa desenvolver uma boa conversa.

Porque durante os intervalos onde todos estão mais relaxados e descontraídos é um bom momento para arriscar fazer amigos.

Aprenda a importância em conhecer pessoas trabalhando em equipe.

E para ter uma relação saudável com as pessoas com quem você trabalha. Mas é necessário ter a mente aberta e o bom senso de pedir opinião ou aceitar uma crítica de um colega de trabalho.

Só que aceitar as opiniões dos outros mostra que você tem maturidade suficiente para ter relações saudáveis de amizade no seu local de trabalho.

E a individualidade afasta as pessoas, fazendo com que os outros possam ter uma visão ruim de você. Podendo considerá-lo arrogante e mesquinho. Mas não é isso que você quer não é mesmo?

Então compartilhe as idéias com os seus colegas, dê espaço para que outros se expressem e dessa maneira os projetos de trabalho serão menos maçantes.

Não é preciso querer fazer tudo sozinho. No final você pode ter deixado a desejar simplesmente por que não soube se engajar com os seus colegas.

Jogue conversa fora na hora do intervalo.

E jogar conversa fora não significa falar de coisas bobas ou sem sentido. Mas sim deixar um pouco o trabalho de lado e conversar sobre assuntos aleatórios. Só que é uma forma de aproximar as pessoas e suavizar as tensões diárias que todos sentem, pelas exigências de ser um bom profissional.

Mas procure o que você tem em comum com os seus colegas de trabalho. Compartilhe com eles coisas que você gosta de fazer quando não está trabalhando.

E seja atencioso com as pessoas. Mas mostre que tem interesse por elas sem parecer estar se intrometendo. Porque aos poucos a conexão com as pessoas vai se tornando mais forte por conta dessas atitudes simples. E certamente você estará perto de conquistar bons amigos.

Procure elogiar os seus colegas.

Mas com toda certeza todos querem ter êxito no trabalho e ser reconhecidos pelo seu desempenho profissional. E nem por isso você precisa ficar tão imerso no seu trabalho, que não possa parar para parabenizar um colega pelo seu desempenho.

Só que não tenha medo de elogiar e dizer: Parabéns pelo seu projeto! Seu trabalho é excelente! Além de fazer a diferença por reconhecer o talento dos seus colegas. Essa atitude mostra que no ambiente de trabalho existe espaço para todos. E elogiar os outros é uma forma de mostrar o seu profissionalismo no ambiente em que trabalha.

Aproveite o convite para o happy hour.

E durante o expediente a correria é certa. E nem sempre é possível interagir muito com as pessoas com quem você trabalha. Mas você pode aproveitar para curtir os encontros fora do ambiente de trabalho. Como por exemplo, o happy hour. E é uma excelente forma de conversar despreocupadamente e conhecer melhor as pessoas com quem você trabalha.

Só que relaxe e aproveite para dar boas risadas com os seus colegas. Divirta-se de forma descomprometida e mostre um pouco mais sobre você. Só não perca a linha e beba demais. Porque o que mais acontece no ambiente de trabalho é fofoca e você não vai querer ser alvo dos fofoqueiros de plantão. E então controle-se e beba socialmente.

Conhecer pessoas, mas não exponha a sua vida pessoal.

É extremamente desagradável quando alguém só sabe falar da sua vida pessoal, não importa se são coisas boas ou ruins acaba se tornando cansativo para quem está por perto, principalmente se for durante o momento de intervalo onde todos querem relaxar.

Existem limites entre a vida pessoal e profissional que devem ser respeitados, portanto não fique falando da sua vida. Deixe os seus problemas em casa! Se você tiver uma grande necessidade de desabafar com alguém, chame aquele seu amigo mais próximo para conversar depois do expediente. Dessa forma você mantém a sua vida pessoal preservada de modo que não interfira no seu ambiente de trabalho.

Participe Assinatura Grátis! Cadastre o seu e-mail e receba dicas selecionadas para construção contínua do seu sucesso!

Este conteúdo te ajudou? Cadastre o seu e-mail e confirme no FeedBurn do google.
Receba “Grátis” os links para download dos E-books exclusivos!
Não esqueça de deixar seu comentário no formulário abaixo. Curta e compartilhe!

<<  15 dicas para seu crescimento pessoal e profissional


podutividade-no-dia-a-dia

Baixe Nosso E-book Com Dicas De Produtividade No Dia-A-Dia!


Confirme o recebimento do e-book e ótima leitura!


 

Viva seu Máximo


 

Adicionar comentário

Mais Recentes

Redes sociais

Não seja tímido, entre em contato. Adoramos conhecer pessoas interessantes e fazer novos amigos.

Wildcard SSL Certificates