ora-pro-nobis
ora-pro-nobis

Top10 Cosumir Ora Pro Nobis É Bom Para A Saúde?

Ouça este artigo |  
Listen to this article

E aqui temos uma planta, pouco conhecida mas que já faz muito sucesso nas receitas nutritivas e bem balanceadas.

A planta popularmente conhecida por Ora Pro Nobis tem o nome científico Pereskia aculeata, que devido aos benefícios para a saúde, que segundo levantamento da Embrapa, viu sua crescente participação nas mesas de algumas cidades brasileiras, entre elas no sudeste como no povoado do ciclo do ouro (Minas Gerais) além do Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo.

Bem como no Nordeste(Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco e Sergipe) e no Centro Oeste, especificamente em Goiás. Além da Região Sul como Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

E apesar de nativa e de grande distribuição Geográfica da planta no país, ainda segundo o levantamento da Embrapa, ela não é exclusiva do Brasil, mas também pode ser encontrada da Argentina até a Flórida.

Mas com isso em diversos estudos foram comprovados o alto teor de proteínas e fibras e ausência de toxicidade além de significativa presença de ferro e cálcio, sendo considerado uma boa alternativa para o enriquecimento e incremento nutricional da alimentação.

Como Podemos Consumir Ora Pro Nobis?

E a forma mais comum de consumo Ora Pro Nobis é refogar assim como fazemos com outras hortaliças folhosas, desta forma você poderá substituir dando um sabor diferente aos corriqueiros preparos. Além de incrementar alta qualidade nutricional aos pratos.

Podendo ser combinados com Carnes e Massas e em variedades de preparos como farinhas, saladas, refogados, tortas e massas alimentícias como por exemplo o macarrão.

Neste ultimo caso, o estudo reforça ainda que a massa de macarrão tipo talharim, quando adicionado 2% desta hortaliça desidratada, apresenta melhores teores de proteínas, fibras e cinzas que a massa de macarrão tradicional.

Outros experimentos com boa aceitação pública, foi através do consumo em massas de pães enriquecidos com a hortaliça, resultado dos teores de proteínas e fibras.

Abaixo relacionamos algumas receitas incríveis com essa riqueza acesse:

1. Ora-pro-nobis crocante

2. Ovos com ora-pro-nobis e shitake

3. Escondidinho de frango caipira e ora-pro-nobis

4. Batatinhas assadas ao pesto de ora-pro-nobis

5. Sopa mineira com ora-pro-nobis

6. Creme de mandioquinha com ora-pro-nobis

7. Rabada com agrião ora-pro-nobis

8. Costelinha de porco com melaço e ora-pro-nobis

9. Bolinho de feijão fradinho com ora-pro-nobis

10. Canjiquinha com costelinha e ora-pro-nobis

11. Frango caipira com ora-pro-nobis

12. Suco verde com ora-pro-nobis

13. Chips de ora-pro-nobis

14. Pão de ora-pro-nobis sem glúten

15. Esfiha de ora-pro-nobis

16. Patê vegano de ora-pro-nobis

E não para por ai! Ora Pro Nobis de ponta-a-ponta.

Fonte: Embrapa

Podemos observar no mapeamento realizado pela equipe da Embrapa onde tudo pode ser aproveitado da planta, raízes, folhas, flores e os frutos. Tudo demonstrados nas pesquisas com alto índices nutricionais.

A – Acúleos dos ramos
B – Folhas jovens
C – Acúleos da base do caule
D – Flor
E – Frutos

E a amplitude em que pode ser é aproveitado, sendo inclusive empregada na medicina tradicional no abrandamento do processos inflamatórios, na recuperação da pele em casos de queimaduras, entre outras utilidades.

Os frutos por exemplo, são utilizados também como expectorante. E a indústria farmacêutica também faz uso do alto teor de mucilagem que podem ser extraídos.

Em resumo temos uma planta com grande potencial nutritivo e também de consumo. Mas apesar de tudo, esta planta está ainda sem uma cadeia produtiva minimamente estabelecida, tendo o seu cultivo exclusivamente em propriedades brasileira na agricultura familiar.

Destaca-se ainda que o crescimento rápido e vigoroso, a baixa incidência de pragas e doenças, a adaptabilidade a solos e climas variados, torna-se uma boa opção para o cultivo, produção e o aproveitamento dos seus ingredientes. O que sugere uma ótima oportunidade para exploração e produção de produtos com base na formação de bancos de proteínas que podem assim estimular a introdução de novas e ricas fontes de nutrientes na alimentação urbana moderna.

Veja também: 15 Alimentos Combatem Imunidade Baixa No Dia A Dia

home office

04 Dicas Para Quem Faz Home Office Na Pandemia

A pandemia decorrente do Covid-19 mudou, absolutamente, a rotina das pessoas, em fim o home office que era para poucos, ...
Leia Mais
filhos

11 Ideias, Home Office Vs Filhos Na Pandemia

Mudar a rotina com a avalanche do corona vírus foi desafiador, visto que deixar de sair para trabalhar fora e ...
Leia Mais


podutividade-no-dia-a-dia

Baixe Nosso E-book Com Dicas De Produtividade No Dia-A-Dia!


Confirme o recebimento do e-book e ótima leitura!


 

Viva Seu Máximo


 

Leia também

Mais Recentes

Redes sociais

Não seja tímido, entre em contato. Adoramos conhecer pessoas interessantes e fazer novos amigos.

Wildcard SSL Certificates