E aqui temos uma planta, pouco conhecida mas que já faz muito sucesso nas receitas nutritivas e bem balanceadas.
A planta popularmente conhecida por Ora Pro Nobis tem o nome científico Pereskia aculeata, que devido aos benefícios para a saúde, que segundo levantamento da Embrapa, viu sua crescente participação nas mesas de algumas cidades brasileiras, entre elas no sudeste como no povoado do ciclo do ouro (Minas Gerais) além do Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo.
Bem como no Nordeste(Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco e Sergipe) e no Centro Oeste, especificamente em Goiás. Além da Região Sul como Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
E apesar de nativa e de grande distribuição Geográfica da planta no país, ainda segundo o levantamento da Embrapa, ela não é exclusiva do Brasil, mas também pode ser encontrada da Argentina até a Flórida.
Mas com isso em diversos estudos foram comprovados o alto teor de proteínas e fibras e ausência de toxicidade além de significativa presença de ferro e cálcio, sendo considerado uma boa alternativa para o enriquecimento e incremento nutricional da alimentação.
Como Podemos Consumir Ora Pro Nobis?
E a forma mais comum de consumo Ora Pro Nobis é refogar assim como fazemos com outras hortaliças folhosas, desta forma você poderá substituir dando um sabor diferente aos corriqueiros preparos. Além de incrementar alta qualidade nutricional aos pratos.
Podendo ser combinados com Carnes e Massas e em variedades de preparos como farinhas, saladas, refogados, tortas e massas alimentícias como por exemplo o macarrão.
Neste ultimo caso, o estudo reforça ainda que a massa de macarrão tipo talharim, quando adicionado 2% desta hortaliça desidratada, apresenta melhores teores de proteínas, fibras e cinzas que a massa de macarrão tradicional.
Outros experimentos com boa aceitação pública, foi através do consumo em massas de pães enriquecidos com a hortaliça, resultado dos teores de proteínas e fibras.
Abaixo relacionamos algumas receitas incríveis com essa riqueza acesse:
2. Ovos com ora-pro-nobis e shitake
3. Escondidinho de frango caipira e ora-pro-nobis
4. Batatinhas assadas ao pesto de ora-pro-nobis
5. Sopa mineira com ora-pro-nobis
6. Creme de mandioquinha com ora-pro-nobis
7. Rabada com agrião ora-pro-nobis
8. Costelinha de porco com melaço e ora-pro-nobis
9. Bolinho de feijão fradinho com ora-pro-nobis
10. Canjiquinha com costelinha e ora-pro-nobis
11. Frango caipira com ora-pro-nobis
12. Suco verde com ora-pro-nobis
14. Pão de ora-pro-nobis sem glúten
16. Patê vegano de ora-pro-nobis
E não para por ai! Ora Pro Nobis de ponta-a-ponta.

Podemos observar no mapeamento realizado pela equipe da Embrapa onde tudo pode ser aproveitado da planta, raízes, folhas, flores e os frutos. Tudo demonstrados nas pesquisas com alto índices nutricionais.
A – Acúleos dos ramos
B – Folhas jovens
C – Acúleos da base do caule
D – Flor
E – Frutos
E a amplitude em que pode ser é aproveitado, sendo inclusive empregada na medicina tradicional no abrandamento do processos inflamatórios, na recuperação da pele em casos de queimaduras, entre outras utilidades.
Os frutos por exemplo, são utilizados também como expectorante. E a indústria farmacêutica também faz uso do alto teor de mucilagem que podem ser extraídos.
Em resumo temos uma planta com grande potencial nutritivo e também de consumo. Mas apesar de tudo, esta planta está ainda sem uma cadeia produtiva minimamente estabelecida, tendo o seu cultivo exclusivamente em propriedades brasileira na agricultura familiar.
Destaca-se ainda que o crescimento rápido e vigoroso, a baixa incidência de pragas e doenças, a adaptabilidade a solos e climas variados, torna-se uma boa opção para o cultivo, produção e o aproveitamento dos seus ingredientes. O que sugere uma ótima oportunidade para exploração e produção de produtos com base na formação de bancos de proteínas que podem assim estimular a introdução de novas e ricas fontes de nutrientes na alimentação urbana moderna.
Veja também: 15 Alimentos Combatem Imunidade Baixa No Dia A Dia