Caro, leitor(a)! Não fazer nada, mas e quantas vezes, você já enfrentou situações, onde não havia uma saída ou uma resposta pronta para aquela questão.
E a luz no fim do túnel parece não existir. Como se todas as alternativas foram esgotadas e nada que faça surtirá efeito esperado.
Além disso, este cenário acontece com frequência em vários momentos da nossa vida. E onde devemos tomar decisões que podem mudar nossa trajetória.
Uma frase que resume muito bem este caso de não fazer nada é:
“O que não tem remédio, remediado está!”
significado
Isto porque, é sempre um grande desafio, conseguir distinguir o que você consegue ou não mudar.
E você pode se perguntar: O que ainda pode piorar? Só que esta é uma autorreflexão, onde você deve buscar formas de eliminar ou minimizar o problema.
Não Fazer Nada? Como Mitigar O Problema?
Primeiro, você dedica um tempo para avaliar as consequências de cada uma delas, inclusive qual será a pior delas.
Se for possível resolver, Excelente! Caso contrário, tendo a relação de consequências, inicie o tratamento pela mais simples.
Isso porque já de imediato lhe trará um fôlego para tentar resolver a consequência que tem a maior dificuldade.
Segundo, a simplicidade deve está sempre por perto! Lembre-se disso.
Além disso, é necessário Agir, faça as suas escolhas. E possibilite corrigir, mas também voltar a trás, caso não tenha o resultado esperado.
Terceiro, caso não tenha como resolver mesmo, não se deve gastar ainda mais energia com problemas que fogem do seu controle.
Agir É Fundamental!
Isto porque sempre estamos condicionados a agir imediatamente, mas independente do cenário, o não fazer nada não terá espaço e você se sentirá na obrigação, só que esperar e refletir antes de tomar uma decisão, que pode mudar tudo é a melhor alternativa.
Além disso , se você não viabilizar o momento para que seja uma decisão ideal ou o mais próximo disso e buscar um caminho rápido, achando que resolvera de uma vez por todas a questão. E pode estar apenas postergando o problema e até mesmo deixando ainda mais complexo de se resolver no futuro.
Então, o mais importante é Agir e se você Agiu, certificou-se de dar o tempo necessário para a maturidade da sua definitiva decisão e também pediu opinião de outras pessoas.
Porque muitas vezes você pode e deve compartilhar com alguém de sua confiança. E além disso, tem casos em que a solução está mais próximo que você imagina, e por mais que não fazer nada se apresente aqui como se não estivesse caminhado as coisas, o fato de ter mais cabeças pensando e te ajudando nestas situações, podem trazer grandes avanços.
E quando compartilhamos algo que é problemático e até novidade para muitos, as vezes ideias inovadoras surgem de todas as partes.
E esta é a importância de ter “paciência e aguardar” após ter realizado todas as ações que estavam ao seu alcance, muitas vezes não fazer nada e aguardar é sim fazer alguma coisa.
Um Cenário Para Imaginar
Por exemplo: Se pretende desfazer de um imóvel no momento em que os valores estão desfavoráveis, mas a pressão em que se encontra não te deixa outra alternativa a não ser desfazer do bem, é um sinal de que não teve o controle necessário para aguardar o momento ideal viabilizado por você para vender o imóvel.
Por outro lado, este mesmo cenário pode inverter, no caso do valor estar atrativo para venda, versus o valor que foi adquirido e mesmo não sendo um momento onde o dinheiro está em alta na economia você fez uma boa compra e tem em mãos algo que se vender ainda assim terá um bom lucro.
São 02 cenários, opostos, o primeiro você não tomou os devidos cuidados e muitas vezes adquiriu o bem a um preço alto, e agora está num cenário desfavorável que te obriga a vender barato para conseguir liquidar e resolver de uma vez a questão. No Segundo, você está nas condições ideais porque viabilizou uma boa compra e agora consegue desfazer sem se preocupar muito com a desvalorização porque o custo para você consegue suprir mesmo num cenário emergencial.
Mas podemos ter infinitos exemplos de situações em que se você fez o dever de casa, encontrará maior conforto para contornar os mesmos problemas.
E destacamos que quando existe a viabilização inicial com todo esse dinamismo, te ajudará a organizar melhor o seu tempo e dedicar-se ao que realmente importa, estando a cada dia mais preparado e com maturidade para encarar novos desafios e encontrar soluções.
Podendo assim aplicar estratégias inteligentes, onde a sua posição está um passo a frente, e quanto isso acontece, é só aguardar que estará agindo com sabedoria.
#vivaseumaximo.
Veja Também: Ser Multitarefas Não Compensa Veja A Regra Dos 20 Minutos.
RECAPITULANDO: As Vezes, Não Fazer Nada, É Fazer Alguma Coisa!