aprender-matematica
aprender-matematica

Matemática no dia a dia

Ouça este artigo |  
Listen to this article

É possível aprender matemática de forma simples, sem sair de casa!

A matemática sempre vai gerar contradições, pois há quem a ame, e muitos que a odeiem. A matemática tem uma péssima fama e pode ser uma das matérias mais temidas da escola.

E se você é do time que passou a vida odiando matemática e arrancando os cabelos nos dias de prova. Mas mesmo depois de ter terminado os seus anos na escola continua não sabendo o que x e y têm haver um com o outro.

Só que é hora de aprender matemática sem medo! Aprender matemática é possível sim, basta que você se dedique para que isso aconteça no dia a dia.

Como aprender no dia a dia?

E para os dominadores dos números e fórmulas, é algo realmente fácil. Porque de forma incrível as pessoas que possuem o dom de fazer cálculos, conseguem resolver problemas que a primeira vista não fazem o menor sentido.

Além disso, solucionar questões matemáticas que para muitos são mais misteriosas do que as pirâmides do Egito!

Mas se você quer aprender o único jeito é estudar! Fazer os exercícios de forma incansável até conseguir resolvê-los sozinho. Só que a matemática está em todos os lugares e é importante sabermos como usá-la no mínimo de forma básica em nossas vidas.

E para começar a aprender matemática é necessário se organizar em vários sentidos. Só comprar os materiais necessários como livros de matemática, por exemplo. E arrumar um lugar para estudar, determinar um horário para poder estudar, e praticar incansavelmente.

A escolha do material é muito importante.

Mas a escolha do material para aprender é algo que vai de acordo com o que você consegue compreender melhor. E vale a pena pesquisar vários livros antes de escolher um de forma definitiva.

Outro aspecto importante é de onde você vai partir. Ou seja, qual o seu nível de conhecimento matemático? E se você não sabe nada, e tem muita dificuldade em aprender, procure por um livro que contenha bastante exemplos resolvidos. Mas relacionando toda a teoria matemática com o seu dia a dia, fica muito mais fácil de aprender.

Porque se o seu nível for intermediário o livro a ser escolhido pode ser um pouco mais complexo. Inclusive procure a lista de livros indicados pelo MEC – Ministério da Educação para os alunos que vão prestar vestibular e ENEM.

Faça vídeo aula no Youtube.

O YouTube oferece excelentes vídeos aulas gratuitas. E assistir vídeos aulas pode ajudar bastante na compreensão do conteúdo. Só que você poderá assistir e voltar naquela parte que não entendeu direito.

E existem muitos canais disponíveis na internet com professores gabaritados. Mas eles já preparam as aulas, pensando nas pessoas que sentem dificuldade para aprender a matemática.

Mas além dos canais gratuitos também existem os canais pagos onde os professores oferecem certa exclusividade, se você não estiver entendendo direito mesmo estudando muito, compensa assinar um bom curso pela internet, além do excelente conteúdo os cursos oferecem suporte online.

Organize seu horário de estudos.

Porque organizar seu horário de estudos para que se torne parte da sua rotina é fundamental, pois do contrário você ficará perdido. E então crie um cronograma com o que vai estudar durante a semana. Manter organizada a sua rotina de estudos facilita a sua vida e não se torna tão cansativo.

Mas você pode mudar o horário de estudos sempre que achar mais conveniente. O importante é definir pelo menos uma ou duas horas diárias para praticar a matemática. E o mais prático em ter um horário pra estudar é que aos poucos você automaticamente estará tão habituado que não vai ficar pensando que em determinado horário precisa estudar matemática!

Comece do Início.

E para avançar estudando matemática é necessário dominar as noções básicas. Só que é indispensável conhecer a linguagem matemática e seus símbolos, sem essa base você estará constantemente perdido.

Porque ao aprender as definições matemáticas você terá a base que necessita para estruturar o raciocínio lógico. E sempre que aprender uma nova definição ou teorema da matemática tente relacioná-lo com alguma aplicação no dia-a-dia, dessa forma você conseguirá assimilar muito melhor o assunto.

A prática leva a perfeição!

Mas quanto mais exercícios você resolver, mais a matemática vai entrar na sua cabeça. Inclusive você pode resolver exercícios já resolvidos, resolva-os sem olhar como eles são feitos e depois confira como foi o seu desempenho, se travar em alguma parte observe o exercício e continue tentando resolver sozinho.

E quanto às fórmulas matemáticas tenha um manual com as expressões básicas, não é necessário decorá-las, com o passar do tempo talvez nem precise mais olhar no seu material de pesquisa, por que já vai tê-las utilizado diversas vezes nos exercícios.

Mas saiba interpretar os problemas matemáticos! Um dos grandes problemas é a falta de interpretação do texto, se você interpretar o texto de forma errada nunca conseguirá resolver o que o problema está pedindo.

Não tenha medo de errar.

E quanto mais erros você cometer, mais você aprenderá. Mas não se desespere se errar a maioria das questões matemáticas que está tentando resolver, a cada vez que você voltar para corrigir o que está errado vai conseguir assimilar melhor como resolver cada questão. E Portanto, não desanime só a pratica leva a perfeição.

Veja Também: Como utilizar a calculadora financeira

<<  15 dicas para seu crescimento pessoal e profissional


podutividade-no-dia-a-dia

Baixe Nosso E-book Com Dicas De Produtividade No Dia-A-Dia!


Confirme o recebimento do e-book e ótima leitura!


 

Viva Seu Máximo


 

Leia também

Mais Recentes

Redes sociais

Não seja tímido, entre em contato. Adoramos conhecer pessoas interessantes e fazer novos amigos.

Wildcard SSL Certificates