Bem Estar, Desenvolvimento Pessoal e Profissional

12 Cuidados Para Irritação No Dia A Dia

Ouça este artigo |  
Listen to this article

Dentre muitos sentimentos que o ser humano pode ter, a irritação é um bastante comum, isto porque faz parte a própria condição humana se sentir desconfortável com uma situação externa ou até mesmo, com um comportamento praticado por si próprio. Portanto, a irritabilidade relaciona-se com o sentimento da raiva, com o mau humor, o descontentamento e insatisfação.

Muito embora seja bastante comum poder se sentir irritado, não se pode deixar que o sentimento se torne presente em seu cotidiano. E, caso isso aconteça, merece muita atenção, pois deixará de ser um sentimento passageiro causado por uma situação ocasional e passará a compor o quadro de uma enfermidade, como é o caso da depressão.

A irritabilidade recorrente poderá prejudicar não apenas a relações interpessoais, como também, o desenvolvimento de qualquer atividade do cotidiano no setor profissional ou pessoal. Uma pessoa que se encontra em estado permanente de irritabilidade, estará sempre propenso a ser agressivo com quem estiver por perto, situação que prejudicará não apenas a sua saúde mental, mas também física.

Como Equilibrar Os Ânimos Da Irritação

De acordo com Pires (1992) a tendência das pessoas com irritabilidade extrema e recorrente é ser definida como aquela pessoa mal humorada, de pavio curto, enfezada. Entretanto, a irritação pode ser apenas um sintoma de um problema fisiológico.

Dessa maneira, caso estejas sendo acometido por uma condição permanente de irritabilidade, indica-se inicialmente a busca por auxílio profissional, pois esta situação não é o padrão de uma vida com bem-estar.

A busca do equilíbrio precisa ser o ponto crucial para a busca da saúde mental e, portanto, torna-se essencial afastar a recorrência do sentimento através de medidas que forem orientadas por profissionais ou até mesmo, individuais, quando é possível identificar com facilidade as sensações e aplicar algumas das dicas apresentadas a seguir.

Conheça Algumas Medidas Que Podem Ajudar

1 ) Respire e controle-se. Perceba que o exercício da respiração facilitará a circulação sanguínea e evitará a prática de atos drásticos;

2 ) Após encontrar o controle emocional, identifique a causa e reflita sobre. Perceba que se for uma questão que foge do alcance, não se desgaste pensando no que pode ser diferente, apenas encontre uma maneira de aceitar o que não pode ser mudado. Entretanto, caso seja possível fazer alguma coisa, procure a melhor técnica de atuação e se necessário, as melhores pessoas para ajudar.

3 ) É importante começar a ver os problemas de uma perspectiva diferente, tentando extrair o lado positivo da situação, lembre sempre que a situação, por pior que seja, pode estar camuflando algo bom, ou seja, nem tudo é ruim por completo.

4 ) Ocupe a mente com bons pensamentos, somos aquilo que alimentamos e isso inclui os pensamentos.

5 ) Encontre um hobby! Fazer o que se gosta, facilita a construção do sentimento de satisfação, completude e engajamento.

6 ) Construa o seu dia a partir de iniciativas construtivas, como por exemplo, ajudar uma pessoa que precisa, ligar para um familiar, agradecer, cumprimentar, se despedir, pedir licença.

7 ) Exercite-se! É item repetido, mas os benefícios que decorrem do exercício físico são inúmeros, pois a liberação da endorfina gera sensação de bem-estar.

8 ) Perdoe os defeitos do próximo, lembre-se que ele é imperfeito, assim como você.

9 ) Não se vitimize, lembre que o mundo não gira ao seu redor. Você é responsável por suas escolhas e consequências dela, por isso, é injusto responsabilizar o outro pelo que deu errado em sua vida.

10 ) Aplique uma rotina saudável, como é o caso de respeitar os horários de trabalho, em especial, para as pessoas que estão em home office. Na rotina, é importante que se respeite também o horário das refeições, do lazer e do descanso.

11 ) Medite! Buscar uma maneira de encontrar o equilíbrio através do exercício da meditação, que pode ser através da prática espiritual ou holística.

12 ) Procure ajuda, mesmo achando que não é necessário, ter ajuda para combater sensações recorrentes de irritabilidade é imprescindível.

Priorize Sempre A Sua Saúde Mental

Por fim, o mais importante neste processo é a saúde mental e, dessa maneira, encontrar mecanismos que facilitem ter uma vida melhor é maravilhoso.

Pense que a vida nos apresenta muitos desafios todos os dias e, ela ficará mais fácil se conseguirmos vencer os obstáculos com sabedoria. Por isso, nada melhor nos momentos de irritação, ter o controle de dizer: “Sai para lá, hoje eu estou Ok“.

Veja Também: Entendendo As Sensações Para Ansiedade


podutividade-no-dia-a-dia

Baixe Nosso E-book Com Dicas De Produtividade No Dia-A-Dia!


Confirme o recebimento do e-book e ótima leitura!


 

Wildcard SSL Certificates