Bem Estar, Desenvolvimento Pessoal e Profissional

11 Ideias, Home Office Vs Filhos Na Pandemia

Ouça este artigo |  
Listen to this article

Mudar a rotina com a avalanche do corona vírus foi desafiador, visto que deixar de sair para trabalhar fora e ser “obrigado” a permanecer dentro das residências passou a ser padrão.

Não bastasse toda a reprogramação, uma variável é adicionada nesta equação: os filhos também estão em casa. 

A pandemia veio mostrar a necessidade de refletir sobre as relações familiares, em diversas perspectivas, em especial no que se refere aos filhos, visto que, em vários casos, a pandemia possibilitou um contato mais próximo entre pais e filhos. 

Novas Descobertas Desta Realidade

É assustador pensar que pais e filhos, morando na mesma casa, nunca tenham tido conexão suficiente para construir uma relação saudável. Dessa maneira, a pandemia acabou por favorecer essa aproximação e, ainda, fazer com que aos pais passassem a perceber os filhos com um olhar diferenciado e, em algumas situações, olhar o filho pela primeira vez, visto que a rotina do trabalho presencial exigia ausência em casa.

Para além do impacto da nova forma de convivência, os profissionais (pais e mães) precisaram adequar a nova rotina com as atividades de seus trabalhos profissionais e, ainda, com a própria rotina das atividades domésticas, tudo isso passou a exigir do profissional uma dedicação de 24 horas. 

Novos Desafios Do Home Office

O desafio a ser enfrentando na pandemia com a rotina dos filhos dentro de casa, não pode ser maximizado e, portanto, deve ser tratado como uma oportunidade única de construir uma maneira interessante de enfrentar esta dificuldade juntos. O que deve ser pensando, portanto, é que a convivência acentuada em casa, não pode ser tratada com um fardo a ser carregado, mas tão somente como uma oportunidade de se descobrir novos horizontes a fim aperfeiçoar os laços familiares e, para que isso seja possível, uma única palavra deve ser aplicada: rotina.

Não apenas o chefe da família (responsável direto pelo gerenciamento do lar) precisa da rotina, mas toda a família.

Por isso, no intuito de favorecer o fortalecimento dos laços familiares através da relação pai e filho, é importante criar uma rotina saudável, onde todos os membros daquela família venham a ter momentos individuais e coletivos.

Sendo assim, dentro dessa rotina estabelecida com a estruturação do home office, indica-se que o profissional inclua, durante o dia, um momento especial para que se possa partilhar com os filhos.

Portanto, para além de acompanhar as atividades diárias que os filhos possuem na escola (remota ou presencial), os pais devem definir dentro de seu dia, um momento para conviver com o filho. 

Oportunidade Para Aprender Juntos

Não se trata aqui de separar horas de convivência, afinal de contas, o que um filho mais deseja não é a quantidade de horas que convive com os pais, mas tão somente a qualidade.

Acredita-se que separar apenas 50 minutos de qualidade integralmente para o filho por dia, para além do horário das refeições, irá suprir muitas necessidades diárias, podendo inclusive sanar problemas comportamentais.

Seguindo esta proposta sugere-se brincadeiras que possam envolver crianças e pais no dia a dia, quais sejam:

  1. Assistir o seriado preferido da criança, e discutindo com ele os pontos que chamaram mais atenção;
  2. Escutar as músicas que a criança gosta, procurando uma possibilidade de mostrar as suas músicas preferidas;
  3. Convidar a criança para opinar e ajudar na preparação das refeições;
  4. Mostrar interesse sobre os interesses das crianças, como é o caso de jogos virtuais, rotina da escola, sentimentos e dificuldades;
  5. Chamar a criança para fazer uma brincadeira diferente, sem o uso de tecnologias;
  6.  Apresentar novos jogos de tabuleiro para a criança, sempre destacando a importância que é aprender novos jogos;
  7. Combinar de ler livro ao mesmo tempo e, posteriormente, marcar um momento para apresentar as informações do livro;
  8. Separar um momento para meditação ou oração, se for apropriado para o ambiente familiar;
  9. Escolher um bom livro para organizar uma apresentação de teatro, onde os familiares poderão ser os protagonistas ou, na falta de uma família grande, sugerir que os brinquedos ocupem esse espaço;
  10. Se exercitar com o filho dentro de caso, em horário pré-estabelecido;
  11. Passear com os animais, se for o caso, mas tomando os cuidados necessários.

Não resta nenhuma dúvida de que o home office traz muitos desafios, mas com bastante criatividade e disposição, será possível perceber que a criança pode ser um canal excelente para aliviar a pressão do trabalho e, ainda, uma forma excepcional de se compreender que os bons momentos que são vividos na infância irão fazer parte de uma vida adulta feliz.

Veja também: 15 Alimentos Combatem Imunidade Baixa No Dia A Dia


podutividade-no-dia-a-dia

Baixe Nosso E-book Com Dicas De Produtividade No Dia-A-Dia!


Confirme o recebimento do e-book e ótima leitura!


 

Wildcard SSL Certificates