dormir
dormir

08 Dicas Para Você Dormir Melhor No Dia A Dia

Ouça este artigo |  
Listen to this article

As atividades que realizamos no nosso dia a dia acaba por consumir grande parte da nossa energia física ou mental, de maneira que se torna essencial recorrer a uma ferramenta fisiológica para viabilizar a recomposição fisiológica de nosso organismo, nomeadamente o sono. Veremos o quanto é necessário dormir bem.

Dessa maneira, é possível afirmar que o sono, mesmo com toda a sua complexidade, é um estado fisiológico essencial para a vida de qualquer indivíduo e, por isso não tem como ser evitado.

Quando dormimos, o nosso organismo não para de funcionar, muito pelo contrário no período de descanso, é possível perceber alterações fisiológicas e comportamentais no corpo humano que contribuirão para o processo de manutenção e equilíbrio entre corpo, alma e mente.

Dessa maneira, através do sono o organismo reparará os tecidos do corpo, repor as energias que foram gastas durante o dia e regular o metabolismo.

Por isso, uma pessoa que não costuma respeitar os seus hábitos de descanso noturno, ou ainda, apresenta distúrbios do sono, o organismo poderá apresentar sérios problemas de saúde.

Essencial Pensar Na Saúde Do Corpo

Sendo assim, se você deseja contribuir com a saúde do seu corpo, não há outra saída que não seja respeitar o seu sono, garantir, portanto, que as horas necessárias que o corpo necessita para se recompor sejam devidamente cumpridas, visto que, em sendo feito, se evitará fadiga, irritabilidade, ansiedade, fobias etc.

Entretanto, quando o problema não é a simples dificuldade de se cumprir as horas de sono, a questão se torna um pouco mais complexa, visto que você se encontra de um distúrbio que, caso não seja tratado adequadamente, poderá gerar grandes problemas na saúde, como é o caso da insônia.

Estudos Apontam A Necessidade Da Auto Análise

De acordo com Varela et al (2005) o distúrbio do sono é uma das queixas mais recorrentes da população na prática médica e, ao se analisar as causas, destaca-se que existe uma rotina que prejudica o cumprimento das horas de sono necessárias para a saúde do corpo.

Sendo assim, caso você seja uma pessoa acometida por este distúrbio, convém refletir sobre as causas que geram esta dificuldade, ou seja, você deverá fazer uma autoanalise no sentido de compreender qual o comportamento ou sentimento que esteja te impedindo de dormir.

Ao conseguir fazer isso, você conseguirá cuidar não apenas do corpo, mas especialmente da mente e, uma mente equilibrada é capaz de realizar as tarefas mais complexas do dia, sejam elas decisões importantes na área do trabalho, social ou pessoal.

Por isso, o primeiro passo de uma pessoa que é acometida pela insônia reside na configuração do tipo de situação que se enfrenta, ou seja, se o fenômeno é transitório ou agudo, pois a depender da situação, a medida que deverá ser tomada, será diferente.

Entretanto, independente do tipo de insônia que você apresenta, existe o primeiro passo que é comum, nomeadamente, a busca por um profissional capacitado que consiga te ajudar a vencer o distúrbio.

Não se esqueça, a insônia decorre de um fator específico, podendo ser emocional ou físico e, por isso, se torna tão importante a figura do profissional neste processo.

E portanto, nunca é demais repetir, se você preza por sua saúde física e mental, todo o cuidado é pouco quando se trata de sono.

Entretanto, se você está com dificuldades de marcar um bom profissional ou se está esperando o dia da consulta, segue abaixo algumas dicas preciosas que podem te auxiliar neste processo e quem sabe, até mesmo vencer a dificuldade de iniciar ou manter o sono.

Dicas Importantes:

A Primeira

A dica mais importante é identificar a causa da insônia e, para que isso seja possível, você precisará se conhecer profundamente e ter condições de refletir sobre os seus hábitos de alimentação, de personalidade, prática de exercícios físicos.

E isso significa dizer que você refletirá sobre seu estilo de vida, no sentido de tentar identificar alguma questão em particular, no teu cotidiano, que tem prejudicado aa tua mente.

Segunda

Após este processo de introspecção profundo, você deverá ter condições de refletir sobre esta causa, no sentido de encontrar uma saída para o problema que está enfrentando.

Portanto, se for uma situação que dependa, exclusivamente, de sua atitude, busque ajuda de pessoas próximas ou profissionais competentes que possam te ajudar a atingir o teu objetivo. Perceba apenas que o saber e conhecer aquele problema exige um comportamento proativo, ou seja, uma atitude para solucionar a questão.

Terceira

Exercite-se! Corpo em movimento libera endorfina e isso ajuda a manter uma boa noite de sono.

Quarta

Pratique a meditação, podendo ser através de técnicas alternativas ou de rotinas religiosas. Descubra-se e pense que exercitar a mente, auxilia no processo de compreensão dos sentimentos.

Quinta Com Um CkeckList

Crie uma higiene do sono, mantendo sempre uma boa rotina e estrutura para conseguir iniciar ou manter o sono. E isso inclui a limpeza do espaço que você costuma dormir (cama, lençóis, pijama).

E também a luminosidade do ambiente (quanto mais escuro o ambiente, melhor). Só que estar com o corpo limpo (um banho relaxante próximo da hora de dormir), além disso, evitar mexer em eletrônicos quando estiver deitado, pois a luz que emana dos aparelhos funciona como estimulante e poderá prejudicar a tua noite de sono.

Sexta

Evite o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, pois elas apesar de causar certa dormência no organismo, podem interferir negativamente na qualidade do sono.

Sétima

Evite o consumo de bebidas e alimentos estimulantes no período da noite, como é o caso do café e do chocolate.

Oitava e Ultima Dica

Evite dormir durante o dia, pois isso poderá te prejudicar ao final do dia para iniciar ou manter o sono.

Acredite que uma noite quando é “bem-dormida” será capaz de mudar o seu estilo de vida e melhorará a sua rotina e inclusive a sua produtividade durante o dia.

Se cuide! Você precisa estar bem para viver uma boa vida.

Veja Também: Entendendo As Sensações Para Ansiedade


podutividade-no-dia-a-dia

Baixe Nosso E-book Com Dicas De Produtividade No Dia-A-Dia!


Confirme o recebimento do e-book e ótima leitura!


 

Viva Seu Máximo


 

Leia também

Mais Recentes

Redes sociais

Não seja tímido, entre em contato. Adoramos conhecer pessoas interessantes e fazer novos amigos.

Wildcard SSL Certificates