Bem Estar, Desenvolvimento Pessoal e Profissional

04 Dicas Para Quem Faz Home Office Na Pandemia

Ouça este artigo |  
Listen to this article

A pandemia decorrente do Covid-19 mudou, absolutamente, a rotina das pessoas, em fim o home office que era para poucos, veio como o novo normal para muitos brasileiros.

Visto que, para além das questões relacionadas com os novos hábitos de higiene, foi necessário adaptar, para muitas pessoas, dentro de suas residências, um bom local de trabalho, visto que, muito embora estar trabalhando a partir de casa seja o desejo de muitas pessoas, os desafios são enormes.

A questão é que muitos problemas podem surgir a partir do trabalho realizado em casa e, podem ser desde, exceder o horário de 8 horas diárias, fadiga física e mental em virtude de passar muito tempo na frente de uma tela de computador, perde a noção dos dias da semana e dos horários de alimentação.

Dessa maneira, para que seja possível desenvolver as atividades profissionais no formato remoto, sem que haja prejuízo significativo para a integridade física e psíquica e ainda manter uma boa produtividade, convém observar algumas diretrizes específicas, conforme será possível ler abaixo.

Ambiente De Trabalho Home Office

A produtividade do home office tem relação direta com o tipo de ambiente em que o trabalho está sendo desenvolvido e, por isso, o profissional deve, em primeiro lugar escolher um ambiente dentro de casa que seja adequado, onde seja arejado (luminosidade e ventilação), com mobiliário que cumpra as exigências da ergonomia e, por fim, que seja um ambiente (se possível) afastado da rotina da casa (cozinha e quartos).

Caso não seja possível ter um cômodo exclusivo para a atividade laboral, indica-se, ao menos, que se escolha um ambiente exclusivo para suas atividades laborais, pois isso é importante para definir a rotina.

Após a escolha do espaço exclusivo dentro de casa, todo o material que é necessário para a realização das atividades deve ser deixado no espaço. 

Um ponto bastante importante que não pode ser deixado de lado são os gastos para montar o ambiente do home office fora do trabalho, onde a própria CLT especifica que os custos devem ser negociados entre as partes envolvidas na relação de trabalho e, por isso, empregador e trabalhador devem levar em consideração os pormenores dos gastos que irão ocorrer. 

Rotina De Trabalho

O fato de o trabalhador se encontrar fora de seu ambiente originário de trabalho, pode gerar muitos problemas, como é o caso da possibilidade de exceder os horários de trabalho.

Por isso, a organização dos horários é de substancial importância e, assim, criar uma rotina dentro de caso, onde se cumpra a jornada de trabalho com intervalos sistemáticos de descanso poderá favorecer a produtividade. 

Sendo assim, o profissional deverá estabelecer pequenos intervalos durante a jornada, cumprindo sempre as metas diárias pessoais estabelecidas pela empresa dentro do seu horário de trabalho.

Estar em casa pode ser um convite a misturar os trabalhos domésticos e profissionais, contudo, torna-se essencial que o profissional evite que isso aconteça. 

Ainda sobre o fato de estar em casa sempre, Gonçalves e Cardoso (2020) destaca que pode ser um convite, quase que irresistível a deixar de lado os cuidados com a saúde mental e física, por isso, dentro da rotina, a pessoa deve estabelecer um momento para se exercitar dentro de casa, ou se for o caso, no exterior da residência, com os devidos cuidados que a pandemia exige, visto que ficar parado não é uma boa opção.

E, assim, a dica é que se mantenha a rotina de quando se desempenhava o trabalho presencial, mesmo que não possua ninguém para ajudar nas atividades domésticas, montar um cronograma para que as atividades sejam cumpridas aos poucos, levando em consideração sempre os horários vagos.

Dessa maneira, para que isso seja possível, convém destacar que é importante não acumular tarefas domésticas, pois para além de prejudicar a saúde do ambiente de trabalho, vai interferir na produtividade do profissional.

Socialização com os moradores

Estar em casa, significa dizer que você terá mais tempo para conviver com as outras pessoas que moram no mesmo ambiente e, por isso, segundo a OMS (2020) é importante que se separe dentro da rotina, um período de convivência e troca de experiências, como por exemplo, conversar na hora das refeições, separar um momento do dia para escutar música com os demais moradores, partilhar ideias, brincar com os filhos ou seja, socializar.

Entretanto, torna-se importante que os demais moradores saibam das suas limitações de horário e que isso, deve ser respeitado. 

Controle de produtividade

Estabelecer metas diárias, semanais e mensais no ambiente de trabalho é de substancial importância e, para que isso seja possível, indica-se a utilização de aplicativos que se destinam a auxiliar na produtividade do ambiente de trabalho. 

O fato de o profissional não estar fisicamente no ambiente para desenvolver, presencialmente suas atividades, não é motivo para deixar de cumprir a rotina que já era desenvolvida presencialmente e, por isso, cada pessoa deve se tornar responsável pela qualidade e quantidade do trabalho que desempenha no home office.

Veja também: 11 Ideias, Home Office Vs Filhos Na Pandemia


podutividade-no-dia-a-dia

Baixe Nosso E-book Com Dicas De Produtividade No Dia-A-Dia!


Confirme o recebimento do e-book e ótima leitura!


 

Wildcard SSL Certificates