corrida-beneficios

Os benefícios da corrida

Para quem pratica, colhe bons resultados.

É comprovado que a corrida trás benefícios para a saúde e a boa forma. Além de ser também uma das mais gratificantes atividades físicas. A corrida é uma das atividades físicas mais benéficas no quesito qualidade de vida.

A prática da corrida permite o contato com a natureza liberando o estresse do cotidiano. Até mesmo fazer novas amizades correndo em grupos.

Correr é um estilo de vida! Quem pratica a corrida se apaixona por esse exercício que melhora o condicionamento físico, estimula os músculos  e  o coração a trabalhar  melhor.

Água Detox Saiba com preparar…

Existem muitos benefícios que a corrida proporciona. Conheça alguns dos mais importantes.

Exercícios que exigem maior desempenho físico como a corrida. Quando praticados regularmente são extremamente benéficos para a saúde. E quanto mais você pratica, ou quanto mais difícil o exercício se torna, melhor estará a sua saúde.

Estudos recentes comprovam! Indivíduos que correm mais de 80 quilômetros por semana, têm aumento significativo do HDL (o bom colesterol) e diminuição significativa da gordura corporal. Das triglicérides e do risco de doenças cardíacas.

Os corredores de longa distância tiveram uma redução de quase 50% na pressão arterial e mais de 50% de redução no uso de medicamentos para reduzir a pressão e o colesterol no sangue.

corrida-benefícios
corrida-benefícios

Benefícios da corrida para a boa forma.

Quanto melhor nossa boa forma, maior é a nossa capacidade cardiorrespiratória. Que em suma é a capacidade a capacidade do coração para bombear oxigênio. De forma eficientemente forte e contínua para todos os músculos do corpo.

Quanto mais exercícios aeróbicos uma pessoa faz. Mais sangue e oxigênio seu coração vai bombear a cada batida e mais oxigênio seus músculos vão consumir.

Os benefícios da corrida para o coração são um consenso entre todos os especialistas da saúde, por conta disso ela é recomendada para quem quer ter melhor qualidade de vida e manter a boa forma ao longo dos anos.

Evitando os riscos de desenvolver doenças cardiovasculares e tendo uma vida longa e mais saudável.

Muito mais felicidade.

As pessoas que praticam a corrida com regularidade afirmam que o exercício melhora o humor e os deixa mais felizes. A liberação de endorfina e endocabinoide causa a sensação de bem estar no organismo.

Os estudos mostram que a ansiedade e a depressão também podem ser combatidas com a prática da corrida. O stress e ansiedade de um dia cheio são minimizados depois de uma corrida.

Em 2007, especialistas em comportamento fisiológico humano chegaram a afirmar que a corrida causa as mesmas adaptações neuroquímicas de recompensa no cérebro que certas drogas. Eles fizeram esta comparação para explicar que a sensação de recompensa e bem estar é o que leva à dependência.

Mas no caso da corrida é uma dependência que só faz bem.

Quando você corre seu cérebro fica mais ativo.

Do mesmo modo que o coração e os músculos precisam de energia para a realização de exercícios. O cérebro requer energia semelhante para formar novas memórias

O mesmo processo físico-químico que alimenta e controla a eficiência do uso de energia no nosso organismo. Também age na formação da memória e nos processos de aprendizagem.

Os corredores tem uma liberação muito maior de uma determinada proteína que controla a liberação de energia para os músculos e também para o cérebro.

Correr fortalece as articulações do joelho e os ossos.

Um dos estudos da revista Medicine & Science in Sports & Exercise, mostra os benefícios da corrida para a boa forma. Foi publicado pela Nele que 100.000 corredores e pessoas que faziam caminhadas leves foram analisados. E constatou-se entre as pessoas que corriam cerca de 40 quilômetros regularmente, o risco de desenvolver osteoartrose do joelho caiu pela metade.

Todas as vezes que o corredor pisa vigorosamente. Há um fortalecimento maior dos ossos, cartilagem e músculos que sustentam o joelho. Outros exercícios de baixo impacto como caminhadas e natação não têm o mesmo nível de benefício.

Outro fato comprovado por pesquisas. É o fato de que as corridas são benéficas para os joelhos porque o movimento acentuado dos ossos, aumenta a produção de massa óssea. E pode ajudar a impedir a perda óssea que acontece com o decorrer da idade.

Correr contribui para o emagrecimento.

Ter o hábito de correr com regularidade. Ajuda a queimar calorias tanto durante o período que se pratica o exercício quanto depois. Trata-se do “afterburn”, um processo de queima de calorias após o exercício por causa do excesso de consumo de oxigênio pelo organismo.

Durante a corrida perdem-se muitas calorias. Principalmente quando o exercício é realizado em terrenos mais íngremes ou que ofereçam mais dificuldade.

A corrida favorece as pernas, fortalecendo os músculos internos e externos das coxas, panturrilha e até os glúteos.

Correr contribui para diminuir o risco de câncer.

A corrida não cura o câncer, mas ela pode sim, ajudar a evitá-lo. Cientistas finlandeses estudaram a saúde de um grupo de 2.560 homens de meia idade ao longo de 17 anos e então revelaram as suas conclusões.

Eles descobriram que os homens que eram fisicamente ativos eram menos propensos a desenvolver câncer. Principalmente os que praticam corrida diariamente.

Esses homens estavam muito mais protegidos contra a doença com 50% menos chances de morrer  prematuramente de câncer de qualquer natureza.

Correr contribui para ter uma boa memória mesmo na velhice.

Correr regularmente contribui para manter a saúde das artérias, que transportam sangue e oxigênio. E são responsáveis pela irrigação de áreas específicas do cérebro! Que tendem a se degenerar ao longo dos anos, levando à perda da memória, à defasagem da linguagem e à confusão de pensamentos.

Como realizar a prática da corrida de forma adequada.

Você deve começar correndo distâncias mais curtas, e seguir um ritmo mais lento no inicio para que não haja desgaste físico e desmotivação.

Correr aproximadamente 30 quilômetros por semana é extremamente útil para melhorar a circulação. No entanto também pode gerar lesões que não são benéficas para a saúde.

O ideal é que você encontre o seu tempo certo. Quantos quilômetros você consegue correr semanalmente sem danificar a sua saúde e que lhe traga bem estar além de contribuir para sua boa forma.

Correr ao ar livre diminuiu o estresse e a ansiedade, além disso, correr junto com um grupo de amigos contribui para uma melhora na qualidade de vida, e o sentimento de satisfação é muito maior.

Como correr de forma adequada:

  • Evite o cansaço excessivo;
  • Corridas de longa duração podem ocasionar lesões;
  • Os machucados mais comuns relacionadas à corrida acontecem no joelho;
  • A idade mais avançada pode ser um fator de risco em relação às lesões;
  • Alongue-se antes da corrida, e depois para evitar lesões;
  •  Você estará pronto para correr após, pelo menos, duas semanas de caminhadas ou alguma outra forma de exercício regular (cerca de 30 minutos por dia, quatro ou cinco dias por semana). Isto vai diminuir o risco de se machucar;
  • Use tênis e roupas adequadas;
  • Trace uma rota e veja até onde você consegue chegar, nos primeiros dias seu corpo ficará mais cansado, mas o importante é persistir que os benefícios virão com o tempo de prática.

Melhore ainda mais seus resultados, com planilha de controle com protocolos para a prática de Treinamento Intervalado de Alta Intensidade (HIIT).

planilha-HIIT-treinamento
Clique Aqui! planilha + E-book

quer-aprender-2

Com o HIIT é possível obter resultados superiores a 1 hora por dia de exercícios aeróbicos, só que fazendo sessões de menos de 30 minutos, apenas 2 a 3 vezes por semana.

Os protocolos podem ser executados em bicicletas ergométricas, esteiras, elípticos ou até mesmo na rua. Planilha + eBook explicativo.


Comentários do Facebook

Viva seu Máximo

Últimos posts

Publicidade

Cadastre seu email

RSS Leia, compartilhe com seus amigos. Duplique! Viva Seu Máximo Sempre!
Baixe GRÁTIS o E-book!
Digite seu e-mail abaixo e receba imediatamente!
Não compartilhamos seus dados com terceiros.
Obrigado pelo seu interesse em nosso E-book.
Acesse agora mesmo seu e-mail e confirme seu cadastro.
Minutos depois após a confirmação, você receberá outro e-mail com o Link para download do E-book. #vivaseumaximo o momento é agora!
Baixe GRÁTIS o E-book!
Digite seu e-mail abaixo e receba imediatamente!
Não compartilhamos seus dados com terceiros.
Obrigado pelo seu interesse em nosso E-book.
Acesse agora mesmo seu e-mail e confirme seu cadastro.
Minutos depois após a confirmação, você receberá outro e-mail com o Link para download do E-book. #vivaseumaximo o momento é agora!