skate-history

A história do Skate

Como tudo começou para o Skate…

Não há certeza de quando o skate surgiu. Mas existem indícios de que tenha sido ao longo da primeira metade do século 20 nos Estados Unidos.

Nesta época milhões de skates foram vendidos. Mas as rodas eram de ferro e por escorregarem aconteceram muitos acidentes. Houve uma campanha para que o skate fosse banido demorando muito tempo para o skate ganhar credibilidade novamente.

Existem especulações de que o skate tenha sido derivado dos rollers scooters, espécie de patinete fabricados a partir de 1900.

Outra descoberta interessante sobre o skate! Foi o fato de que em 1918 um garoto norte americano chamado Doc ‘Heath’ Ball. Havia desmontado eixos e rodas de patins e fixado numa madeira. Mas ele não andava de pé e sim com um joelho apoiado na madeira e outro pé dando impulso.

No entanto foi final dos anos 50 na Califórnia, que os surfistas tentavam imitar as manobras de Surf usando rodas e eixos montadas em pranchas de madeira. Roller Derby foi o primeiro skate fabricado em 1959.

O skate na década de 60.

Na década de 60 os surfistas tentavam imitar as ondas do mar na terra. Essa nova maneira de surfar ficou conhecida como sidewalk surf.

  • Em 1972 Frank Nasworthy revolucionou o a prática do skate quando inventou rodinhas de poliuretano. O fez com que skate pesasse chegando a pesar cerca de 2,5 kg. Se tornando cada vez mais popular no Estados Unidos;
  • Antes as rodas eram feitas de ferro e mais tarde de baquelite. Um tipo de plástico duro, ambas muito escorregadiças e inseguras, dificultando a realização de manobras;
  • Outro “boom” aconteceu criando o início do Skate moderno, com as modalidades Slalom, Downhill, Freestyle e Vertical.  

Devido a crescente quantidade de praticantes, surgiram diversos locais específicos para a prática do Skate, os chamados skate park, a maioria particular.

skate-history
skate-history

Manobras que modernizaram o Skate:

  • O primeiro aéreo (Frontside Air) foi realizado por Tony Alva em 1977;
  • O primeiro ollie (Frontside Ollie) em pistas foi realizado por Allan Gelfand em 1978;
  • O primeiro looping foi realiazado pelo profissional norte americano Duane Peters em 1979.

Muitos acidentes aconteciam nos skate parks e aos altos valores pagos de indenizações e seguros, muitos locais fecharam e a procura diminuiu de maneira drástica, o que trouxe um colapso ao Mercado do Skate, empresas fecharam e houve a perda de patrocínio de quase todos os skatistas profissionais.

No final desta época o Skate foi se ligando mais a contracultura que nascia na época, a New Wave e o Punk, tornando-o um esporte rebelde.

  • Tom “Wally” Inouye foi muito importante na história do skate na década de 1970. Ficou conhecido pelas wall rides e backside airs;
  • Inouye começou IPS (Serviço de Piscina do Inouye) e foi um dos primeiros skatistas de piscina;
  • O wallride (significa andar na parede), tenta-se andar com o skate pela parede e depois volta-se para o chão.
  • Em 1975, o lendário grupo Z-Boys da equipe Zephyr revolucionou a prática do skate fazendo manobras de surf sobre ele;
  • Ainda em 1975 chegou ao Brasil o primeiro skatista nipo-brasileiro Jun Hashimoto abrindo as portas mesmo abriu as portas para três gerações de descendentes japoneses no skate. Assim como o skatista brasileiro Lincoln Ueda;
  • Em 1979, Alan Gelfand inventou o Ollie-Air, uma famosa manobra na qual os skatistas ultrapassam obstáculos elevados e é base de qualquer manobra.
  • Essa manobra possibilitou que os skatistas tornassem-se infinitamente mais ousados e destemidos nas suas manobras.

Na década de 80 surgem novas modalidades.

Os anos 80 foram caracterizados pela mistura da influência do Punk que lentamente foi substituída pela cultura urbana, com ênfase no Hip Hop.

  • No final da década as calçadas largas eram o ápice e o Street começou a dominar o Skate com a queda do Vertical.
  • Em 1982 Rodney Mullen inventa o ollie no chão, o que influenciaria tanto o Freestyle quanto o Street, levando a criação de centenas de manobras derivadas;
  • O Street começou a ser praticado em terrenos até então virgens para o Skate, com as manobras em corrimão, paredes e escadas;
  • Em 1984 Stacy Peralta e George Powell lançam o primeiro vídeo de uma equipe de Skate chamado de The Bones Brigade Video Show, revolucionado o Mercado;
  • Em 1985 o Skate torna fundo para o filme De volta ao futuro, em 1986 para Thrashin e em 1989 para Gleaming the cube;
  • Em 1989, Lincoln Ueda, competiu em Münster, na Alemanha, e faturou o 4° lugar;
  • O Brasil despontava no cenário mundial. Lincoln Ueda também teve excelentes participações na pista da Domínio Skate Park Atibaia.

Mudanças os anos 90.

Na década de 90 o skate foi se tornando uma pratica cada vez mais profissional.

Muitas mudanças aconteceram principalmente com relação aos equipamentos que se tornaram melhores e mais leves, para que o skate pudesse se tornar mais técnico e as manobras ainda mais ousadas.

O skatistas desejavam o reconhecimento profissional por parte da mídia e das grandes empresas sem o rótulo de esporte rebelde.

  • Em 1995 que a ESPN criou os X-Games e começou a limpar a imagem do skate como esporte rebelde;
  • O skate voltou a ser popularizado, mas era necessário brigar para que a identidade e a atitude do esporte não se perdessem;
  • O Skate vira tema do cinema durante o filme Kids em 1995;
  • A WCS (World Cup of Skateboarding) se consolidou com o Circuito Mundial dando também força ao Skate até no Brasil;
  • No final de 1999 é lançado o jogo de videogame Tony Hawk’s Pro Skater que tornaria o mais vendido e popular do mundo. Década de 1990.

Nessa época surge o carioca Bob Burnquist que elaborou a última grande revolução no skate: o switchstance vertical.

Essa é a técnica de se praticar skate com a base trocada. Já era difundida na modalidade street, mas Bob foi o primeiro a popularizá-la na modalidade vertical.

Consolidação do skate nos anos 2000.

O Skate torna-se mais forte e estruturado nesse período com maior profissionalismo e estrutura.

Muitos shows e grandes competições de Skate aconteceram pelos Estados Unidos:

  • X-Games;
  • Dew Tour;
  • Gravity Games;
  • Tony Hawk Gigantesc Tour;
  • Maloof Money Cup com transmissão ao vivo pelas principais redes de TV do mundo e premiações milionárias.

Em 2002 Danny Way inventa a Mega Rampa durante um programa ‘pay per view’ de TV nos Estados Unidos, levando o Skate Vertical para patamares nunca antes vistos.

Também tornaram frequentes turnês mundiais das principais empresas do Mercado do Skate passando por todos continentes.

 A ascensão definitiva do skate.

Com a solidificação e popularização definitiva do esporte, o skate passa a ser amplamente divulgado na TV com a transmissão de campeonatos ou propagandas de muitas empresas fora do Mercado.

Com uma nova visão do esporte, o skate foi mais aceito pela sociedade, inclusive tendo incentivo o poder publico que passou a skate parks, e a criação de uma política pública própria.

Em 2010 foi criado pelo skatista profissional Rob Dyrdek o Street League Skateboarding, uma competição internacional somente para convidados com premiações milionárias e transmissão ao vivo pela TV e internet.

skate-history
skate-history

 

Cadastre seu E-mail e Viva Seu Máximo todos os dias!

Receba “Grátis” os links para download dos E-books exclusivos!




Comentários do Facebook

Viva seu Máximo

Últimos posts

Publicidade

Cadastre seu email

RSS Leia, compartilhe com seus amigos. Duplique! Viva Seu Máximo Sempre!
Baixe GRÁTIS o E-book!
Digite seu e-mail abaixo e receba imediatamente!
Não compartilhamos seus dados com terceiros.
Obrigado pelo seu interesse em nosso E-book.
Acesse agora mesmo seu e-mail e confirme seu cadastro.
Minutos depois após a confirmação, você receberá outro e-mail com o Link para download do E-book. #vivaseumaximo o momento é agora!
Baixe GRÁTIS o E-book!
Digite seu e-mail abaixo e receba imediatamente!
Não compartilhamos seus dados com terceiros.
Obrigado pelo seu interesse em nosso E-book.
Acesse agora mesmo seu e-mail e confirme seu cadastro.
Minutos depois após a confirmação, você receberá outro e-mail com o Link para download do E-book. #vivaseumaximo o momento é agora!