bicicleta-history

A história da Bicicleta

 Conheça fascinante história e suas evoluções ao longo o tempo.

A bicicleta passou por constantes evoluções até chegar ao formato que existe hoje e que a maioria das pessoas conhece.

As primeiras bicicletas eram muito diferentes do que temos atualmente. A evolução ao longo dos anos possibilitou o aprimoramento no uso de materiais mais leves! E a utilização de tecnologia para cada tipo de bicicleta que se deseja comprar.

As bicicletas servem como meio de transporte, recreação e fazem parte de um estilo de vida para muitas pessoas no mundo todo.

Conheça um pouco mais sobre a historia de como a bicicleta surgiu e os processos evolutivos pelos quais ela passou ao logo de vários séculos.

Existem indícios de que a primeira bicicleta possa ter sido um brinquedo feito de madeira pelo Conde de Sivrac. Constituído por duas rodas alinhadas, uma atrás da outra, unidas por uma viga onde se podia sentar.

A bicicleta não possuía sistema de direção! só uma barra transversal fixa à viga que servia para apoiar as mãos.

A brincadeira consistia em empurrar ou deixar correr numa descida para pegar velocidade e assim tentar manter-se equilibrado sem freios. A colisão era inevitável, talvez fosse o prazer de não conseguir parar que fizesse do brinquedo algo interessante.

  • Em 1918 o alemão Barão Karl Von Drais, engenheiro agrônomo e florestal vindo de família de posses, pode ser considerado de fato o inventor da bicicleta.
  • Em 1817 instalou em um celerífero um sistema de direção que permitia fazer curvas e com isto manter o equilíbrio da bicicleta quando em movimento.

Draisiana como era chamada a bicicleta da época vinha com um rudimentar sistema de freio e um ajuste de altura do selim para facilitar o seu uso por pessoas de diversas estaturas.

Era possível sentar-se num selim parecido com uma sela de cavalo e apoiar os pés no chão e direcionar a maquina e manter o equilíbrio por longos trechos.




Década de 1860 – Surge o velocípede.

O francês Pierre Lallement aumenta a roda dianteira, para deixar a pedalada mais leve. Pierre Michaux cria a primeira fábrica. Em 1867, surgem rodas com aro de aço, freios e tração traseira por corrente.

bicicleta-history
bicicleta-history

Confiável e confortável permite que o ciclista faça o que gostaria de ter feito quando criança. Até mesmo o fato de ter um preço bem mais alto que as de supermercado se transforma em atrativo.

  • Década de 1870 – Surgem as bicicletas com rodas gigantes na frente e minúsculas atrás. Também surgem modelos com modelo com correntes, mas o velocípede continua sendo o mais popular.
  • Década de 1880 – O escocês John Boyd Dunlop cria uma câmara de ar para as rodas da bicicleta do filho. Nasce o pneu. E as bicicletas com corrente começam a ganhar mercado;
bicicleta-history
bicicleta-history
  • Década de 1890 – No começo da década de 1890, surge o quadro trapezoidal, usado até hoje. Em 1895, vêm os primeiros modelos em alumínio, três vezes mais leves que os de aço.

A bicicleta passa a ser meio de transporte.

  • Década de 1900 – Surgem os primeiros modelos com freio, marchas e cubo com roda livre, que permite que a bicicleta continue em movimento quando o ciclista para de pedalar.
bicicleta-history
bicicleta-history

Com marchas freio e o sistema de roda livre a bicicleta tornou-se mais segura e inclusive passou a ser meio de transporte para muitas pessoas.

  • Décadas de 1910 a 1940 – No fim dos anos 20, a empresa Schwinn, popular nos EUA, aproxima o design da bike do das motos. Na Europa, o ciclismo esportivo ganha força.
  • Década de 1950 – O americano James Finley Scott modificou um modelo urbano para conseguir andar em trilhas. E criou a primeira mountain bike, bicicleta utilizada para fazer trilhas em montanhas e com muitos adeptos até os dias de hoje.
  • Década de 1960 – Existiam vários modelos e a bicicleta passou a fazer parte da vida das pessoas. Surgem as bicicletas para crianças.
  • Década de 1970 – Nasce a BMX, que viraria febre mundial e tornaria a bicicleta o sonho de consumo de 11 entre dez crianças.
  • Década de 1980 – O foco era melhorar o design e diminuir o peso das bicicletas. No Brasil, as mountain bikes tornam-se o estilo predominante.

A venda das bicicletas cresce e em 1986 tem um salto com um aumento de 80%, sendo que destas 35% são mountain bikes.

Já em 1989 foram vendidas 7.5 milhões de bicicletas somente nos Estados Unidos. Na Europa, tradicional e com larga história no uso de bicicletas, o mercado que em 1976 era de 2.3 milhões, passa a 4.5 milhões em 1990.

Na virada do século XIX para o XX é inventado praticamente tudo o que se conhece na bicicleta de hoje. Na virada para o século XXI há introdução no setor bicicletas de tecnologias de ponta. Desde a criação de materiais novos para sua construção até o repensar da ergonomia para cada uso específico.

Na primeira metade dos anos 90 o uso de programas de computação permite que o peso seja reduzido. Chegando a 30% em alguns modelos de competição, isto sem perda de resistência ou durabilidade.

A melhoria na qualidade do rodar, de uma bicicleta de última geração, para modelos fabricados na década de 80 é impressionante.

Na mesma época houve uma explosão de usuários urbanos descobrindo que pedalar uma mountain bike no asfalto era muito agradável. Surgem várias publicações especializadas, algumas voltadas para competição, outras para lazer e uso urbano.

As publicações americanas têm uma preocupação muito grande não só em informar o leitor, mas em formar os novos ciclistas.

  • Década de 1990 – Chegam os quadros em fibra de carbono e o freio a disco.

No início dos anos 90 começa ocorrer a segunda revolução da mountain bike, a utilização de tecnologia de ponta para melhorar o desempenho da bicicleta.

O mountain bike tem o mérito de realizar uma grande mudança no modo como a utilização da bicicleta era pensada.

Anos 2000 bicicletas para todos os gostos e estilos.

A bicicleta torna-se parte da vida das pessoas! É o sonho de consumo de crianças! É um meio de transporte seguro e barato para muitas pessoas.

Além de se tornar parte do esporte, não há mais limites para a bicicleta!

Fabricada com tecnologia avançada para diminuir o seu peso e aumentar sua capacidade de conforto e velocidade a bicicleta nos anos 2000 é acessível á todos os bolsos.

Além disso, faz parte de um novo momento onde a poluição e interferência do homem na natureza é repensada.

Para muitos a bicicleta faz parte de um estilo de vida econômico e sustentável. Substitui os automóveis e não polui além de garantir hábitos saudáveis para quem a utiliza.

 

Você gosta desta modalidade? Participe do Congresso Nacional de Ciclismo! Clique no link abaixo:

congresso nacional de ciclismo

 

Acompanhe nosso Feed – Cadastre seu E-mail e Viva Seu Máximo todos os dias!

Receba “Grátis” os links para download dos E-books exclusivos!




Comentários do Facebook

Viva seu Máximo

Últimos posts

Publicidade

Cadastre seu email

RSS Leia, compartilhe com seus amigos. Duplique! Viva Seu Máximo Sempre!
Baixe GRÁTIS o E-book!
Digite seu e-mail abaixo e receba imediatamente!
Não compartilhamos seus dados com terceiros.
Obrigado pelo seu interesse em nosso E-book.
Acesse agora mesmo seu e-mail e confirme seu cadastro.
Minutos depois após a confirmação, você receberá outro e-mail com o Link para download do E-book. #vivaseumaximo o momento é agora!
Baixe GRÁTIS o E-book!
Digite seu e-mail abaixo e receba imediatamente!
Não compartilhamos seus dados com terceiros.
Obrigado pelo seu interesse em nosso E-book.
Acesse agora mesmo seu e-mail e confirme seu cadastro.
Minutos depois após a confirmação, você receberá outro e-mail com o Link para download do E-book. #vivaseumaximo o momento é agora!