escola-ideal

Escola ideal para seu filho

Em busca da escola ideal para seu filho

Todo começo de ano é uma correria. Os pais se desesperam tentando resolver onde os filhos vão estudar. Além de precisarem resolver a questão do transporte e gastar horas comprando a interminável lista de materiais escolares.

São muitos afazeres que geram preocupações e estresse nos pais. Afinal a educação dos filhos é algo fundamental! Para que eles tornem-se bons cidadãos e estejam aptos para disputar as melhores vagas em universidades. E posteriormente ingressar no mercado de trabalho.

Preço e qualidade

Lembre-se que nem sempre as escolas mais caras são as de melhor qualidade educacional. Por conta disso vale a pena visitar várias escolas e avaliar o plano político pedagógico de cada uma delas. Entre outros aspectos como: a infraestrutura o corpo docente e tudo que a escola oferece.

Dessa forma você consegue avaliar com clareza se a escola oferece aquilo que você procura. Ou muito do que ela oferece faz parte apenas de uma jogada de marketing para atrair alunos. Pense sobre isso!

A primeira coisa que deve ser feita é o planejamento. Quanto vai custar para manter os seus filhos em uma escola particular durante toda a vida escolar deles? São aproximadamente 15 anos de estudo (pré-escola, ensino fundamental e médio) e obviamente você precisa reservar recursos para evitar contratempos.

Além da mensalidade, há gastos com material. Atividades extras, viagens, alimentação, transporte, uniformes, lanches e outros. Nem sempre as escolas particulares são as melhores e nem sempre a escola que você escolhe é a melhor para os seus filhos.

Manter os filhos em uma escola particular pode significar que você tenha que fazer muitos sacrifícios inclusive trabalhar dobrado, se decidir seguir por esse caminho.

Então antes de tomar uma decisão definitiva pondere todos os pontos negativos e positivos em relação a escolha da escola particular. É preciso ser realista, equilibrando os critérios mencionados com o orçamento da família. Faça um planejamento avaliando se realmente vai poder arcar com esses custos sem afetar outros planos da família.

Por fim, leve em conta que nem toda escola particular é necessariamente melhor do que a escola pública. Muitas escolas públicas oferecem inclusive qualidade superior a escolas particulares. É importante visitar as instituições particulares e as instituições públicas.

No Brasil há escolas públicas que não ficam devendo nada comparando às da Finlândia ou Coreia do Sul. Só que são poucas e a disputa por vagas é enorme. Ou seja, praticamente não é possível escolher.

Se seu filho estuda ou vai estudar em uma escola pública, fique atento à nota da instituição no IDEB. Exija da direção que a escola se adapte, e melhore sempre mais. No entanto lembre-se de que muitas escolas públicas passam o ano com o orçamento apertado. E fazem milagres para atender as necessidades dos alunos e oferecer um ensino de qualidade. Então participe das reuniões e seja ativo na comunidade escolar.

Mas se a sua opção é de fato a escola particular. Faça um planejamento e pense com atenção! Se vale a pena que o seu filho ingresse já nos primeiros anos da sua vida escolar ou se ele deve entrar no ensino fundamental.

De qualquer modo o seu orçamento precisa ser suficiente para manter seu filho na escola durante o período que estiver estudando. E você não vai pagar apenas pelas mensalidades, como já mencionado acima existem inúmeros gastos extras que pesam ainda mais no orçamento.

Quanto as mensalidades converse com os administradores da escola. E procure saber se existe alguma vantagem em pagar antecipadamente as mensalidades. Se essa possibilidade existe vale a pena juntar dinheiro e abater as parcelas de uma vez só.

Fique por dentro de algumas regras que podem ajudar no caso das mensalidades:

  • O aluno tem direito a devolução integral do valor pago pela matrícula se desistir antes do inicio das aulas. Se constar no contrato e a instituição comprovar gastos administrativos com esse aluno é possível reter parte do valor da matricula.
  • O aluno que não estiver com a matrícula em dia. Não poderá ser proibido de realizar atividades acadêmicas como provas por exemplo.
  • O valor das anuidades ou das semestralidades escolares em todos os níveis de ensino (da pré-escola ao ensino superior) deve estar disponível 45 dias antes do início do período de matrículas.
  • O contrato só pode ser reajustado após um ano, mesmo para cursos semestrais. Após esse prazo, a escola pode aumentar a parcela com base nos custos que teve com pessoal, despesas administrativas e aprimoramento entre outros.

A mensalidade de escolas particulares não são baratas e em muitos casos o orçamento fica apertado. Antes de escolher a escola e optar pela mais cara. Faça uma visita para saber como a escola funciona e se ela se adéqua ao estilo de educação que você deseja para os seus filhos.

Se possível leve seu filho ou filhos junto com você para que eles possam opinar sobre o que acharam da escola e se eles se sentem bem no local.

Preparando-se para compra dos materiais escolares

Foi o tempo em que os alunos precisavam apenas de lápis, caneta, borracha e alguns lápis de colorir. Mesmo que a lista de materiais escolares seja imensa. É um sinal de que quanto mais materiais são pedidos, mais trabalhos que envolvem a criatividade e contribuem para o desenvolvimento da criança são realizados na escola.

Logicamente que existem alguns itens que não fazem muito sentido. Por conta disso vale a pena conversar com a direção da escola e procurar saber por que determinado material está sendo pedido.

Depois de esclarecer as dúvidas sobre o que precisa ser comprado é hora de ir às compras. Se quiser economizar e evitar o estresse do período de volta as aulas. E de quebra ganhar um bom desconto compre durante o ano inteiro alternadamente aproveitando os preços baixos.

Quando passa o período de volta às aulas o preço dos materiais escolares se estabiliza e os mesmos itens podem estar muito mais baratos.

Então ao invés de comprar tudo de uma vez só, vá comprando durante o ano com um valor bem abaixo do que no período de volta as aulas, e quando receber a lista de materiais apenas complete os itens novos forem pedidos.

É uma excelente forma de economizar principalmente se tiver mais de um filho na escola, outra dica que pode valer a pena no caso de mais crianças na escola é procurar algum atacado e comprar caixas fechadas de lápis, canetas, borrachas e outros itens que as crianças perdem com facilidade.

Transporte e localização

Escolher uma escola perto de casa nem sempre é possível, mas é extremamente válido, principalmente quando se trata de grandes metrópoles onde a violência é mais recorrente e o trânsito está sempre congestionado.

Portanto quando começar a procurar uma escola procure as mais próximas dentro do seu bairro, pois se a escola ideal ficar do outro lado da cidade e o estudante levar horas para ir e voltar, isso significa mais estresse e cansaço, menos energia para estudo e lazer.

O cansaço, estresse e preocupação não ficam restritos aos filhos, quando a escola é longe os pais estão sempre preocupados com a chegada dos filhos em casa. Para evitar transtornos que afetam toda a família o ideal é procurar uma boa escola que fique o mais perto possível de casa.

Em algumas ocasiões os próprios pais podem levar e buscar os filhos na escola, mas normalmente é necessário o uso do transporte escolar. Para saber se é realmente seguro faça uma avaliação antes de contratar a empresa que vai levar e trazer seus filhos da escola.

Procure conhecer os veículos, verificar se eles estão seguindo as leis em relação a segurança dos alunos, verifique se o veículo esta em bom estado e se o motorista é responsável e pontual. Procure ter o telefone da empresa de transporte caso aconteça algum imprevisto. É um gasto extra que garante que seus filhos cheguem à escola e voltem para casa em segurança.

A comunidade escolar

Ao escolher uma escola observe o padrão de vida da maioria dos alunos, mesmo que você consiga pagar a mensalidade é importante ter em mente que a diferença de realidade pode ser um aspecto que deve se levar em conta.

Quando o padrão de vida da maioria dos alunos não se adequa a realidade de outros surge um deslocamento por conta da diferença de realidade, isso pode afetar seriamente o desempenho do aluno bem como os seus sentimentos em relação à escola.

É comum que a criança desenvolva um senso de inferioridade sentindo-se excluída do grupo. Por isso, opte por uma escola que se ajuste ao seu padrão financeiro. Assim, seu filho se sentirá parte do grupo, terá assuntos semelhantes e poderá frequentar os mesmos lugares que os amigos e as relações interpessoais serão positivas.

Modelo de educação

Quando procurar por uma escola opte por uma que se adpte ao perfil da sua família, existem vários aspectos que podem ser levados em consideração.

Nem toda escola é adequada para todo perfil de aluno e de família. Os pais devem checar se concordam com o modelo educacional e os valores que a escola promove. Eles são apresentados no projeto político-pedagógico.

Para evitar problemas depois de efetuar a matrícula saiba tudo sobre o plano político pedagógico da escola. Se existem questões religiosas, ou objeções á temas abordados pela escola, assim como a média escolar procure se informar acerca de tudo para evitar transtornos futuros.

Ensino de qualidade

Não se atenha somente aos rankings, o mais importante é visitar a escola conhecer os professores e a metodologia adotada por eles.

A formação dos professores, além de um currículo bastante diversificado. Que envolva atividades relacionadas a artes, esportes, músicas, idiomas entre outras. Como o uso da tecnologia nas aulas faz com que elas sejam mais atrativas e envolvem os alunos.

É importante que a didática seja motivadora, que os professores saibam estimular os alunos, encorajá-los a explorarem suas potencialidades.

Participação da família na escola

A participação da família na escola é fundamental para garantir o melhor desempenho dos alunos. Mas algumas escolas não orientam nem estimulam essa participação da família.

Se você gosta de estar por dentro de tudo que acontece na escola dos seus filhos. Procure por uma escola que frequentemente chama os pais para reuniões onde decisões importantes são tomadas. Observe também se além das reuniões. A escola mantém outras maneiras de se comunicar com os pais? Como: Convites para os eventos da escola, palestras, e-mails com informações importantes referentes algo que vai ser realizado na escola.

Além disso, é importante que alguém sempre esteja disponível para esclarecer qualquer dúvida ou resolver problemas emergenciais.

Infraestrutura e instalações

Toda escola precisa ter ambientes adequados para despertar nos alunos vontade de estar no ambiente escolar. Ambientes improvisados não são motivadores. Se a escola propõe praticas esportivas! Os espaços devem ser adequados para que os alunos possam praticar esportes de forma segura e motivadora.

Os espaços de lazer também devem ser adequados, bem como os espaços recreativos onde os alunos podem realizar atividades como canto, teatro, ou pratica de instrumentos. A escola também deve dispor de equipamentos tecnológicos em bom estado para motivar e facilitar as aulas.

As salas de aula devem ser confortáveis, arejadas, com boa luminosidade e acústica adequada. Outro aspecto importante é a limpeza e organização do ambiente para o bem-estar de todos. Ambientes para a leitura são fundamentais para despertar o interesse dos alunos pelo saber.

Ambiente acolhedor

Observe como está o seu filho, ele está feliz? Está satisfeito com a escola? Sente bem e tem boa relação com os colegas e professores? São perguntas que você deve fazer para saber se a escola não vive apenas de aparências e se o seu filho esta sendo bem tratado.

Visite a instituição e verifique como é recebido e observe o relacionamento entre as pessoas, elas se tratam bem e com educação? Ou o ambiente é pesado e pouco convidativo? As boas escolas são aquelas onde o ambiente é acolhedor, onde todos são bem tratados independentes da função que exercem.

A educação e o respeito são princípios indispensáveis para uma boa escola. E esse é um dos pontos que os pais precisam avaliar com cautela. O ambiente onde o seu filho vai estudar, deve ser saudável! Onde a educação, o respeito e o diálogo não podem faltar.

Comentários do Facebook

Viva seu Máximo

Últimos posts

Publicidade

Cadastre seu email

RSS Leia, compartilhe com seus amigos. Duplique! Viva Seu Máximo Sempre!
Baixe GRÁTIS o E-book!
Digite seu e-mail abaixo e receba imediatamente!
Não compartilhamos seus dados com terceiros.
Obrigado pelo seu interesse em nosso E-book.
Acesse agora mesmo seu e-mail e confirme seu cadastro.
Minutos depois após a confirmação, você receberá outro e-mail com o Link para download do E-book. #vivaseumaximo o momento é agora!
Baixe GRÁTIS o E-book!
Digite seu e-mail abaixo e receba imediatamente!
Não compartilhamos seus dados com terceiros.
Obrigado pelo seu interesse em nosso E-book.
Acesse agora mesmo seu e-mail e confirme seu cadastro.
Minutos depois após a confirmação, você receberá outro e-mail com o Link para download do E-book. #vivaseumaximo o momento é agora!