dormir-pouco

Ouça este artigo

Cuide Do Cérebro! Dormir Pouco, Pode Causar Doenças Neurológicas

Listen to this article

Porque ao dormir pouco o nosso cérebro começa a “comer” a si próprio!

E já sabemos que uma rotina de dormir pouco, onde sempre somos obrigados a sacrificar uma boa noite de sono, por um período longo e repetidas vezes. Só que podem trazer consequências desastrosas para nossa saúde. Como problemas psicológicos e físicos, além de dores pelo corpo e um mau estar.

Mas estudos sugerem que quando dormimos pouco, podemos causar no nosso cérebro a destruição de células nervosas. E isso porque a ausência do descanso, o que não permite uma noite adequada de sono. Pode fazer com que o cérebro comece “a se consumir” em um processo conhecido como fagocitose astrocítica.

Porque foi exatamente o que revelou em uma das publicações do periódico Journal of Neuroscience, trazidas por pesquisadores da Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos.

E com testes realizados em camundongos, aplicados a 04 grupos distintos em cenários com sono considerado adequado para dois dos grupos e a privação do sono para os outros dois grupos.

O Sono Adequado

Só que os grupos considerados com “sono adequado“, onde tiveram a oportunidade de dormir e acordar naturalmente e também com no mínimo de 8 horas de sono, os resultados foram positivos.

Mas já o grupo oposto, com “privação de sono” os resultados foram preocupantes. E principalmente por serem muito semelhantes, as atividades desreguladas. Porque são associadas as doenças como tem hoje o Alzheimer e a Demência.

Outro estudo, agora segundo a revista New Scientist, realizada pelo pesquisador Michele Bellesi, da Universidade Politécnica de Marche, na Itália. E teve s demonstração que a privação crônica do sono, revela que as porções de sinapses, eram “comidas” literalmente por astrócitos.

Estes estudos juntos irão contribuir para novas pesquisas o que podem trazer maiores garantias quanto as associações as doenças. Mas em todo caso caro leitor, essas pesquisas já sugerem que o sono adequado trás melhores resultados para nossa saúde.

E a falta dele já segue o caminho oposto, onde a “privação do sono”, já se assemelham a doenças neurológicas indesejáveis. Portanto caro leitor! O melhor a ser feito é ficar bem alerta e se policiar para que sempre tenha uma noite de sono adequada.

Comentários do Facebook

Avatar

Viva seu Máximo

Adicionar comentário

Publicidade

Mais Recentes

Redes sociais

Não seja tímido, entre em contato. Adoramos conhecer pessoas interessantes e fazer novos amigos.

Baixe GRÁTIS o E-book!
Digite seu e-mail abaixo e receba imediatamente!
Não compartilhamos seus dados com terceiros.
Obrigado pelo seu interesse em nosso E-book.
Acesse agora mesmo seu e-mail e confirme seu cadastro.
Minutos depois após a confirmação, você receberá outro e-mail com o Link para download do E-book. #vivaseumaximo o momento é agora!
Baixe GRÁTIS o E-book!
Digite seu e-mail abaixo e receba imediatamente!
Não compartilhamos seus dados com terceiros.
Obrigado pelo seu interesse em nosso E-book.
Acesse agora mesmo seu e-mail e confirme seu cadastro.
Minutos depois após a confirmação, você receberá outro e-mail com o Link para download do E-book. #vivaseumaximo o momento é agora!
2016 (C) All rights reserved.
Participe, Informe o seu melhor e-mail e receba novas publicações.
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