despedicios-do-dia-a-dia

Desperdícios do dia a dia

Desperdícios do dia a dia? Acabe com eles e garanta um futuro melhor!

Racionalize seus gastos, evite desperdícios.

Está mais difícil de pagar as contas mensais? Está constantemente “apertado” financeiramente? Percebeu que o custo de vida está mais alto?

Então leia este artigo até o final. Assim, você terá condições de reverter isso de sua vida, com pequenas atitudes, garantindo uma vida financeira e um futuro mais tranquilo.

Conheça dicas importantes no sentido de racionalizar suas atitudes, sobre como evitar desperdícios diários para garantir uma vida mais tranquila e, financeiramente, melhor. São pequenas ações que se colocadas em prática e controladas vão fazer a diferença ao final do mês.

colchao-para-banho-bebe        colchao-para-banho-bebe

Com o tempo você perceberá resultados efetivos em suas finanças pessoais.

Contextualizando nossa atual realidade: recentemente o Copom (Comitê de política monetária) elevou para 4,1 % a projeção para o IPCA em 2017, projetando para 4,5% a estimativa para a inflação em 2018. Ou seja, a inflação continua assustando os brasileiros. Para esclarecer, o IPCA é um índice criado para medir a oscilação de preços para o consumidor, representando no Brasil, o índice oficial da inflação.

Assim, quando esse índice sobe, tudo indica que teremos uma maior inflação, com impacto no reajuste nos preços de produtos e serviços. E, qualquer aumento de preços compromete a renda e o orçamento do brasileiro.

Por outro lado, segundo cálculos e avaliação recente do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) Brasil, 4 em cada 10 consumidores no Brasil, pontuam sua vida financeira como ruim ou muito ruim, devido ao orçamento apertado, desemprego e dificuldades em pagar as contas.




Desse modo, hoje, com o cenário econômico do Brasil, muitas pessoas estão percebendo a necessidade de rever seu comportamento em relação ao consumo.

Por exemplo: a cada ida ao mercado tem sido um susto! Os preços oscilam a cada dia. A inflação no Brasil tem sido uma constante, e muitas vezes, o poder de compra do nosso salário não acompanha a inflação.

Por isso, sempre é hora de racionalizar nossos gastos do dia a dia para conquistar uma vida financeira mais equilibrada. Trata-se de adotar atos simples, mas que vale a pena.

Se passarmos a anotar cada gasto, a cada dia, veremos que ao final de um mês teremos um montante considerável, e não gerenciado isso, haverá um desequilíbrio em nossa vida financeira.

Portanto, um ponto inicial: passe a anotar todos os gastos diários. Desse modo, você saberá identificar ao final do mês em que, em quais itens, está gastando mais. Tendo consciência disso, poderá evitar o desembolso.

Depende de você! Ao racionalizar seus gastos e adotar novas atitudes você verá seu dinheiro render

Você, às vezes, sem perceber comete muitos desperdícios. Mas como evitar os desperdícios do dia a dia? Veja alguns deles, e conheça as melhores medidas a serem tomadas, ou seja, as soluções cabíveis, em cada caso:

Transporte/deslocamento:

Os gastos mensais com transporte costumam ser um grande vilão. Então veja essas dicas:

  • Muitas vezes, deixar o carro no estacionamento do lado de fora do shopping fica mais barato do que estacionar dentro do shopping. Tente encontrar outra opção do lado de fora do shopping, mas que seja segura, claro!
  • Tem pessoas que não avaliam o trajeto, e sem pensar dá uma partida no carro para um deslocamento curto. Pronto! Já está gastando. Veja se consegue ir a pé ao seu destino, isso trará benefícios para seu bolso, sua saúde e para o meio ambiente.
  • Outra dica: tente morar perto da escola dos filhos, do trabalho, assim irá economizar com transporte.
  • Já pensou em combinar com os amigos, uma escala semanal de deslocamento do carro para o trabalho? Poderia ser assim: a cada semana uma pessoa desloca seu carro e se compromete a dar uma carona aos outros participantes do acordo. Certo?

No shopping:

  • Gostou de uma peça de roupa ou calçado? Precisa mesmo dela? Antes de comprar avalie aquilo que já possui, se tem uma peça similar. Se for mesmo comprar, opte por aquela peça mais versátil ou mais clássica, assim fará um melhor aproveitamento dela.
  • Sempre é bom esperar pelas promoções, pode valer a pena. Elas acontecem ao menos duas vezes ao ano.
    Quando for adquirir eletrodomésticos, opte por aqueles projetados para ter um consumo de energia mais eficiente, com selo Procel, por exemplo.
  • Se não resiste a uma chamada das lojas, tipo “Off”, evite ir ao shopping. Em vez disso, opte por fazer uma atividade prazerosa, como visitar um amigo, assistir a um programa de Tv (como foco educacional, entretenimento) etc.
  • Tente não levar o cartão de crédito. Os economistas alertam: quando o indivíduo “passa” o cartão, ele não sente que está gastando. Portanto, tente pagar com dinheiro. Assim, você estará mais sensível e propenso a não gastar.

Restaurantes/lanches:

Temos fome, normal! É uma necessidade básica, mas como sabemos, é uma necessidade que pode ser satisfeita com muitos tipos de alimentos. Observe:

  • Muitas vezes, vamos a um restaurante, pedimos um prato caro, comemos um pouquinho e ainda sobra um tanto! Avalie sua fome e tente pedir um prato de preço mais acessível ou de porção menor.
  • Se você não pode fazer as refeições diárias em casa, saiba que comer fora durante boa parte do mês fica oneroso. Opte por pesquisar os estabelecimentos e tente negociar um preço melhor para se fazer as refeições durante todo o mês.
  • Quanto aos lanches da escola ou do trabalho, procure levar de casa, saem mais em conta e são mais seguros de se consumir, pois sabemos da procedência.

Gastos no escritório:

Como estão os gastos no escritório?

  • Quando você recebe a lista de material de escritório para comprar, já parou para pensar que nas gavetas ou armário pode ter tais itens? E, uma certa preguiça em procurar por tais itens fez com que a equipe fizesse outra requisição?
  • Então, antes de comprar, certifique-se que realmente não tem os itens que foram pedidos.
    Como você sabe, os gastos do dia a dia podem ser diminuídos também com o projeto arquitetônico do prédio. Sempre que puder vá readequando a estrutura predial para evitar gastos desnecessários. Sempre que possível utilize a iluminação natural, para não ter que gastar com energia de luzes acesas.
  • Os vasos sanitários podem ter a instalação hidráulica trocada ou melhorada para puxar um fluxo menor de água e com menos consumo. O mesmo pode ser feito com as torneiras, as quais podem ser trocadas por aquelas com fluxo menor de água e que fecham automaticamente.

Quer ter um controle mais detalhado para sua empresa?

Conheça a planilha de controle de fluxo de caixa, que foi elaborada com o objetivo construir o caminho mais curto. Através de um sistema eficaz, de retomada do controle financeiro de uma empresa.

Saiba mais clique aqui!

Compras no mercado:

Você já pensou que o orçamento com o mercado compromete boa parte de sua renda mensal?

  • Um ponto de partida para resolver isso seria ir menos ao mercado. Há estudo de marketing que apontam que cerca de 80% de nossas decisões de compras acontecem no ponto de venda. Então, sabendo disso recomenda-se que sejam feitas, sempre que possível, compras mensais para não recebermos os estímulos para novas aquisições, sempre que vamos ao mercado.
  • A gente sabe que levar as crianças ao mercado, com certeza teremos que gastar mais, não é mesmo? Elas irão pedir, com certeza. Evite levar as crianças ao mercado!
  • Não chegue ao mercado com fome; isso fará com que você queira comprar além do previsto.
    Antes de sair de casa, faça uma lista daquilo que realmente precisa, evitando comprar o desnecessário.
  • Tente aproveitar as promoções. Elas sempre são bem-vindas!
  • Tenha em mente que os produtos têm data de validade. Assim, observe aqueles que irão vencer mais para a frente e compre eles. Assim, estará evitando que vencem sem ser consumidos.

Energia:

Ao economizar com energia, você estará contribuindo para um menor impacto ao meio ambiente. Sabe-se que a energia gerada no Brasil, grande parte, vem das hidrelétricas, e, a construção das mesmas, causa grande impacto ambiental.

  • Você sabia que o carregador de celular estando na tomada, mesmo sem estar carregando o celular está consumindo energia? Sabendo disso, quando o nível de carregamento estiver em 100%, retire da tomada.
  • Troque as lâmpadas de sua casa ou escritório optando pelas do tipo fluorescente ou LED. Estas últimas, LED, prometem um desempenho ainda melhor.
  • Em dias mais frescos utilize a ventilação natural e tente usar o ar condicionado somente em dias ou turnos mais quentes. Assim, estará economizando na conta de energia.

Água:

Ao evitar desperdícios de água, um bem inestimável, de fonte esgotável, você estará ainda ajudando o meio ambiente e as futuras gerações. Além de poupar sua renda mensal. Veja essas dicas:

  • Junte toda a roupa da família e lave uma vez por semana. Assim, estará economizando na conta de água e também de energia.
  • Quando você rega as plantas nas horas mais quentes do dia, a água evapora rapidamente, fazendo com que seja necessário um volume de água maior. Por isso, regue as plantas nas horas mais frescas do dia.
  • Evite os banhos demorados, procure tomar banho de no máximo 5 minutos. Desligue o chuveiro ao ensaboar.
  • Ao tomar banho morno, opte por colocar o chuveiro na posição verão, pois na posição inverno o consumo de energia é maior em 30%.

Mensalidades escolares e com a academia:

  • Já somou o quanto gasta anualmente com mensalidade na escola dos filhos? Uma boa parte do orçamento familiar fica comprometido. Uma dica: some todas elas e apresente a soma na escola, e tente conseguir um desconto para pagamento antecipado semestralmente, ou de todo o ano. Costuma ser compensador.
  • O quanto você gasta por ano na academia? O benefício que você busca na academia, será que pode ser conquistado ao fazer uma caminhada, um alongamento ou correndo? Avalie, pois estas últimas alternativas podem atender sua necessidade e ainda você poderá ter contato com a natureza, o mais recomendado pelos especialistas, dependendo do lugar escolhido.

Carro:

  • Há quem diga que ter um carro é o mesmo que ter uma família. Isso porque boa parte de nossa renda mensal é comprometida com o carro.
  • Avalie, seu perfil é de pessoa que precisa mesmo de um carro maior, mais luxuoso, de motor mais potente? Pense, pois os gastos com o carro dependem das características dele. Um carro mais simples pode atender sua necessidade, trazendo menos gastos com IPVA, combustível, seguro etc. Sabe-se que o IPVA do carro é calculado sobre seu preço.
  • Então o valor a pagar anualmente vai depender do tipo ou porte do carro. Pense nisso!
  • Se você fica por muito tempo sem balancear, alinhar e calibrar os pneus do carro, isso passa a influenciar no consumo de combustível. Portanto, acompanhe e procure gerenciar isso, evitando gastos desnecessários.

Gastos domésticos:

  • Ter uma empregada doméstica com vínculo trabalhista, isto é, ter que arcar com os encargos sociais como FGTS, 13° salário etc? Às vezes, ter uma diarista trabalhando 2 vezes na semana já atende suas necessidades. Pense nisso, é uma oportunidade interessante!
  • Equipamentos eletrônicos quando não estão sendo utilizados, convém tirá-los da tomada, pois continuam consumindo energia, apesar de um nível menor.
  • Ter um animal de estimação é condição prazerosa, mas saiba que compromete sua renda familiar, pois envolve gastos com ida ao veterinário, ração, vacinas. Portanto, sempre que possível o banho do dog deve ser dado por você, ou feche um pacote no pet shop, costuma haver um bom desconto. Além disso, pesquise e compare, há opções de rações para seu cão com preço mais acessível, e sem abrir mão do valor nutricional.

Cartões de crédito/taxas de banco:

  • Já calculou o quanto gasta com as taxas financeiras cobradas pelos bancos? Anualmente, isso onera nosso orçamento. Sendo assim, procure ter conta corrente em apenas um banco. Negocie também com o seu gerente alternativas de taxas menores.
  • Procure acompanhar o que está sendo cobrado em sua conta no banco, vendo se realmente concorda com tal cobrança.
  • Os bancos, muitas das vezes, bancam os “espertinhos” cobrando taxas não acordadas com o cliente.
    Tenha apenas um cartão de crédito, evitando assim, arcar com as anuidades. Além disso, quando você acionar a administradora do cartão e dizer que deseja cancelar o mesmo, a mesma costuma te oferecer alternativas mais vantajosas de anuidades.
  • Nunca pague apenas o mínimo de sua fatura do cartão. Se fizer isso a administradora irá cobrar juros que se acumulados, giram em torno de 240% ao ano, segundo especialistas, podendo se tornar impagáveis. É preferível pegar o dinheiro emprestado com particulares para pagar o valor integral da fatura.

Gerenciar essas atitudes e desperdícios parecem ser um sacrifício? Calma!

Após conhecer todas essas dicas sobre como evitar desperdícios do dia a dia, vale ressaltar que no início, colocar tudo isso em prática pode parecer um sacrifício, mas paulatinamente, se você tiver disciplina, seu cérebro vai assimilando esses novos valores, e com o tempo, serão atos cotidianos muito simples e compensadores.

Isso tudo vai ajudar e te impulsionar para uma vida financeira mais tranquila, ajudando a ter uma quantia melhor na poupança, por exemplo. Além disso, o meio ambiente agradece.

Então, depois de todas essas dicas, convido você a refletir sobre suas atitudes de consumo, e adotar novas. Sabe por que? Porque você estará economizando um valor X ao final do mês, o que pode ser compensador.

Vamos lá, comece uma nova atitude agora!

Quer conhecer mais? Conheça as 05 Etapas do Planejamento Financeiro. Clique no link abaixo e assista o vídeo.

planejamento-financeiro

Fique ligado em nossa página para receber mais dicas como essas!

Comente este texto e recomende aos seus amigos!

 

Cadastre seu E-mail e Viva Seu Máximo todos os dias!

Receba “Grátis” os links para download dos E-books exclusivos!




Comentários do Facebook

Viva seu Máximo

Últimos posts

Publicidade

Cadastre seu email

RSS Leia, compartilhe com seus amigos. Duplique! Viva Seu Máximo Sempre!
Baixe GRÁTIS o E-book!
Digite seu e-mail abaixo e receba imediatamente!
Não compartilhamos seus dados com terceiros.
Obrigado pelo seu interesse em nosso E-book.
Acesse agora mesmo seu e-mail e confirme seu cadastro.
Minutos depois após a confirmação, você receberá outro e-mail com o Link para download do E-book. #vivaseumaximo o momento é agora!
Baixe GRÁTIS o E-book!
Digite seu e-mail abaixo e receba imediatamente!
Não compartilhamos seus dados com terceiros.
Obrigado pelo seu interesse em nosso E-book.
Acesse agora mesmo seu e-mail e confirme seu cadastro.
Minutos depois após a confirmação, você receberá outro e-mail com o Link para download do E-book. #vivaseumaximo o momento é agora!