pontualidade

Como ser pontual, melhore sua qualidade de vida

A pontualidade pode melhorar a sua qualidade de vida. Saiba como ser pontual!

A pontualidade é de fato um mérito de poucos. Pode se dizer que muito menos pessoas do que imaginamos são pontuais de verdade. Sendo assim como ser pontual? Abordaremos este tema para maior conhecimento, assim como dicas de como criar novos hábitos para atingir a pontualidade. E perceber uma melhora significativa em sua qualidade de vida.

Aqui no Brasil existe a cultura do atraso. Muitas pessoas sabem que vão chegar atrasadas para cumprir os compromissos, mas muitas lidam com isso de forma normal.

O fato é que ser uma pessoa constantemente atrasada pode gerar inúmeros prejuízos. Tanto de ordem financeira e até mesmo na vida pessoal. Isto, por que se chegar constantemente com atraso, pode gerar desconfianças desnecessárias e culminando no fim de relacionamentos.

Alguns pesquisadores afirmam que, chegar atrasado faz com que as pessoas tenham picos altos de adrenalina. A adrenalina é um hormônio liberado nas glândulas suprarrenais em situações de perigo. Ou no caso dos atrasadinho é mais uma sensação de conquista como se tivessem vencido um grande desafio.

Como a adrenalina que é liberada no sangue gera boas sensações muitos não procuram corrigir o erro da impontualidade e seguem chegando atrasados ao longo da vida.

Ser impontual é motivo para muitos problemas, principalmente no trabalho onde a pontualidade é um requisito fundamental.




Se você uma dessas pessoas que se atrasam em todas as ocasiões!

Pode ter certeza que a sua moral não está nada boa com os seus amigos e familiares. As pessoas já nem esperam mais por você, por que sabem que você vai se atrasar e consequentemente atrasará os outros também.

Já perdeu empregos, e teve uma série de problemas desagradáveis por conta do seu atraso constante? Tente seguir essas dicas simples, mas que podem mudar a sua vida, trazendo o caminho das pedras de como ser pontual.

Faça uma lista das suas atividades diárias e quanto tempo gasta em cada uma delas.

Listas são excelentes para organização, e aprender a organizar o tempo é algo importantíssimo para que nunca falte durante a sua rotina diária.

Anote todas as suas atividades diárias, e quanto tempo você está levando para executá-las.

Pode parecer complicado mais é muito fácil:

  • Banho, 30 minutos;
  • Escovar os dentes, 10 minutos;
  • Assistir televisão, 2 horas;
  • Ir ao supermercado, 1 hora;
  • Ir à academia, 1h e 30 min;

E assim por diante, vá anotando tudo e vendo se não está gastando tempo demais em tarefas simples enquanto outras atividades que merecem mais a sua atenção estão sendo deixadas de lado.

Anotar as atividades diárias é um exercício para que você possa identificar em quais atividades você gasta mais tempo e buscar alternativas para diminuir esse tempo gasto sem retorno. Revertendo em tempo útil, sabendo como ser pontual, onde de fato você vai aproveitar o tempo para fazer coisas mais importantes.

colchao-para-banho-bebecolchao-para-banho-bebe

Distribuía suas atividades diárias durante a semana.


É muito mais fácil aproveitar o tempo se você distribui as tarefas diárias que demandam mais tempo durante alguns dias da semana, como por exemplo, segunda, quarta e sexta são os dias de ir ao supermercado, você vai perder menos tempo no supermercado por que terá três dias da semana para repor o que está faltando.
Atividades físicas

Se você vai diariamente à academia. Ou faz qualquer outra atividade física fora de casa, procure fazer sempre no mesmo horário.

Seu corpo vai se habituar e você vai treinando ainda mais a pontualidade.

1 – Idas ao banco:

Sim, infelizmente todos precisamos resolver problemas burocráticos, então reserve um dia da semana com o horário previamente marcado para resolver essas questões.

2 – Hora do almoço:

Se vai almoçar no seu local de trabalho dificilmente vai perder a hora, mas se vai almoçar em casa tenha em mente que a hora do almoço deve ser sempre no mesmo horário, dessa forma é possível ter uma noção de tempo muito melhor, além de uma vida mais regrada.

3 – Hora de dormir:

Procure dormir no mesmo horário. Você vai dormir melhor e acordar com mais disposição.
E assim vá organizando seus dias da semana de forma que sobre tempo nos finais de semana para se divertir e aproveitar os momentos de lazer com a família e amigos.

4 – Adiante o relógio:

Se você não quer mais chegar atrasado e está determinado em como ser pontual. Adiante o seu relógio em quinze minutos, dessa forma quando o relógio despertar você terá tempo suficiente para se arrumar e para o trabalho. Se for outro compromisso durante o dia ou à noite, mantenha o relógio sempre adiantado em quinze minutos, você pode até passar a ser considerada a pessoa mais pontual.

5 – Organize-se para o dia seguinte à noite

Se você trabalha longe ou perto não importa, mas para quem trabalha longe é ainda mais importante, deixe tudo que usar no dia seguinte previamente arrumado, para não perder a hora procurando onde estão os seus sapatos por exemplo.

  • Arrume todo o seu material de trabalho, se precisar levar pastas, livros, qualquer coisa a mais, deixe tudo organizado antes de dormir.
  • Reserve a roupa que vai vestir, deixe dobrada e separada perto onde você vai visualizar assim que acordar.
  • Se você almoça no trabalho e precisa levar marmita, prepare-a a noite, já deixe junto com a sua marmita os talheres, copo, tudo que vai utilizar nas refeições.
  • Também reserve o seu calçado, por que se perder tempo procurando o que calçar vai chegar atrasado.

6 – Esteja sempre alguns minutos adiantado

Adiante seu relógio em pelo menos quinze minutos, assim se habituará a chegar com antecedência aos seus compromissos.

7 – No trabalho:

 Não funciona se você começa a trabalhar as 08h00min e sai de casa as 08h00min. Você é um forte candidato a fica desempregado, pontualidade é fundamental para quem trabalha em qualquer lugar.

8 – Com a galera:

Se você vai sair com amigos as 19h00min saia de casa com antecedência para que eles não precisem esperar por você.

9 – No casamento:

Caso você não seja a noiva nem pense em chegar atrasado, esteja lá com antecedência para poder achar o seu lugar e não pagar mico chegando atrasado durante a cerimônia.

10 – Reunião de negócios:

 Mostre que você é competente e responsável, então chegue adiantado e vá organizando o lugar.

Deixe os objetos que são indispensáveis para o seu dia a dia sempre a mão e perto da porta.

Procure um lugar onde você possa colocar as suas coisas, dê preferencia á um lugar perto da porta, se eventualmente for sair na correria já sabe onde encontrar as coisas mais importantes que você precisa.

  • Carteira, e chaves.
  • Bolsa, e celular.

11 – Calçados e casacos

São alguns exemplos de itens que devem estar sempre em mãos, e se você os mantiver num local onde pode vê-los conseguirá fugir do atraso.

12 – Esteja consciente dos prejuízos causados pelo atraso.

Quando você se atrasar para ir ao trabalho, está correndo o risco de ser advertido e perder o seu emprego, caso isso aconteça com frequência.

Em uma reunião de negócios chegar atrasado é um extremo desrespeito com as pessoas que estão a sua espera, sua credibilidade pode ser questionada.

Pense que outras pessoas estão esperando por você enquanto está atrasado

Isso é péssimo, então sempre se coloque no lugar de quem o espera. Além de afetar a sua vida profissional pode afetar a sua vida pessoal também, pois se sempre chegar atrasado aos encontros com os amigos, ou reuniões familiares pode correr o risco de acabar sendo excluído.

No caso do casamento ou namoro, as tensões são ainda maiores. No casamento é preciso ter planejamento em relação aos horários para que o casal tenha mais êxito durante a sua vida juntos. E durante o namoro os atrasos podem cansar a outra pessoa resultando num término.

Cuidado com outros compromissos, como por exemplo, as suas contas. Fique de olho nas suas faturas mensais, ao atrasar o pagamento você pagará juros, ou seja, estará jogando dinheiro pelo ralo.

Ser pontual é uma qualidade admirável.

Quanto mais pontual você for se tornando, mais as pessoas vão passar a admirar essa qualidade. Você vai ter mais tempo pra realizar as suas tarefas. E também vai dispor de tempo livre para fazer qualquer coisa que desejar. Inclusive fazer atividades que liberem adrenalina, assim você nunca mais chegará atrasado a nenhum compromisso.

A família toda deve aprender a ser pontual

Se você é casado, não adianta um ser pontual e o outro atrasar sua vida. Os hábitos devem ser praticado pelo casal.
Se há crianças em casa. Não esqueça, crianças mais do que ninguém precisam de regras e horários.

Horário par comer, tomar banho, brincar e para dormir para que possam acordar na hora evitando atrasos.
É claro que uma vez ou outra alguns atrasos são inevitáveis, o que eles não podem é virar rotina.

Gostou deste tema? Quer saber mais como se organizar e criar novos hábitos para ser muito ais produtivo no seu dia a dia? Clique no link abaixo:

organizar-vida-pep

Continue crescendo e buscando conhecimento sempre!

Este conteúdo te ajudou ? Cadastre seu E-mail e Viva Seu Máximo todos os dias!

Receba “Grátis” os links para download dos E-books exclusivos!Comente sua experiência logo abaixo!




<<  15 dicas para seu crescimento pessoal e profissional

Comentários do Facebook

Viva seu Máximo

Adicionar comentário

Últimos posts

Publicidade

Cadastre seu email

RSS Leia, compartilhe com seus amigos. Duplique! Viva Seu Máximo Sempre!
Baixe GRÁTIS o E-book!
Digite seu e-mail abaixo e receba imediatamente!
Não compartilhamos seus dados com terceiros.
Obrigado pelo seu interesse em nosso E-book.
Acesse agora mesmo seu e-mail e confirme seu cadastro.
Minutos depois após a confirmação, você receberá outro e-mail com o Link para download do E-book. #vivaseumaximo o momento é agora!
Baixe GRÁTIS o E-book!
Digite seu e-mail abaixo e receba imediatamente!
Não compartilhamos seus dados com terceiros.
Obrigado pelo seu interesse em nosso E-book.
Acesse agora mesmo seu e-mail e confirme seu cadastro.
Minutos depois após a confirmação, você receberá outro e-mail com o Link para download do E-book. #vivaseumaximo o momento é agora!