caminhada

Benefícios da caminhada

Quais os benefícios?

A caminhada é recomendada para todas as pessoas que querem começar a ter hábitos mais saudáveis. No início pode ser cansativo! Mas com o tempo torna-se uma prática indispensável e algo que passa a fazer parte da nossa rotina diária.

Caminhar eventualmente trás inúmeros benefícios para quem pratica além de fazer um bem enorme ao corpo. Melhorando vários aspectos da saúde, a caminhada também contribui para uma melhoria na saúde e na qualidade de vida.

Entretanto, a caminhada não é apenas um treino simples e prático de ser feito. Já que a pessoa pode praticar perto ou até dentro da própria casa com a esteira. Não tem restrição de idade e não exige nenhum tipo de equipamento especial.

Ainda há vários benefícios da caminhada para o nosso corpo e mente. Indo desde a melhoria da na circulação ao aumento da sensação de bem estar.

Existem vários benefícios que a caminhada pode oferecer.

Caminhar por 40 minutos diariamente pode resultar em inúmeros benefícios para a saúde, além de melhorar o condicionamento físico e a qualidade de vida.

Melhora da circulação sanguínea.

Um dos muitos benefícios da caminhada é a melhora da circulação, que acontece por que faz com que as válvulas do coração trabalhem mais. Melhorando a circulação da hemoglobina que é responsável pelo transporte do oxigênio no sangue.

A dilatação das artérias, veias e vasos capilares deixem o transporte de oxigênio pelo organismo mais eficiente. A respiração melhora.

O pulmão é um dos órgãos que também recebe benefícios com a caminhada. Durante a pratica da atividade as trocas gasosas ocorrem de forma mais rápida o que contribui para que as impurezas sejam eliminadas em maior quantidade.

Os ossos ficam mais resistentes.

Para as pessoas que tem o diagnóstico de osteoporose a caminhada ajuda a diminuir o avanço da doença.

Ao longo da caminhada o impacto dos pés com o chão. A compressão dos ossos da perna e a movimentação do esqueleto fazem com que os ossos recebam mais estímulos elétricos que facilitam a absorção de cálcio. O que os deixa mais resistentes.

Adeus Depressão.

Ao caminhar o nosso organismo libera endorfina, esse hormônio é fundamental para que a pessoa se sinta mais alegre e relaxada.

Quando a caminhada se torna uma prática regular a sensação de satisfação é muito maior. Quanto mais endorfina mais satisfação e bem estar.

 Melhora no Humor.

Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade de Essex, no Reino Unido comprovou depois de comparar dados de 1,2 mil pessoas de faixa etária. Estado de saúde mental e gênero diferentes! Que aqueles que praticavam atividades como caminhada ao ar livre, por pelo menos alguns minutos por dia, haviam registrado efeitos positivos no que se refere ao seu humor e autoestima.

Contribui com a saúde do cérebro.

O cérebro é outro órgão beneficiado pela prática da caminhada. Um estudo realizado pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos. Comprovou que a caminhada aumenta os circuitos cerebrais e reduz os riscos de problemas de memória.

Caminhar 10 km por semana pode diminuir em média, de 50% menos chances de ter diminuição do volume cerebral. Diminuído além de prevenir problemas de demência como a Doença de Alzheimer.

Outro benefício da caminhada! É a capacidade que o nosso cérebro desenvolve, de responder cada vez mais, estímulos que podem ser de ordem visual, tátil, sonora ou olfativa.

Qualidade do sono.

Caminhar aumenta a produção de substâncias estimulantes como a adrenalina. Essa substância é estimulante e deixa a pessoa mais disposta para o dia.

Consequentemente a noite o corpo procura o descanso e adormece com maior facilidade. Fazendo assim com que a melhora da qualidade do sono seja mais um dos benefícios da caminhada. São poucas as pessoas praticantes da caminhada que sofrem de insônia e sonolência.

Contribui para o emagrecimento.

Muitas pessoas caminham para perder peso e manter o corpo em forma. E estão certas ao fazerem isso, pois o exercício realmente emagrece.

Ao se exercitar a queima calórica aumenta em função do gasto energético. Adeus gordurinhas indesejáveis!

O metabolismo começa a trabalhar de forma mais rápida, o que também contribui para a perda de peso.

Uma pesquisa feita pela Universidade de Yale, nos Estados Unidos. Identificou que por conta do aumento da circulação, da atividade muscular e da respiração. O metabolismo também fica mais acelerado, contribuindo assim para o emagrecimento.

Diminui os riscos de derrames e infartos.

A caminhada pode prevenir contra derrames e infartos por que contribui para o controle da pressão sanguínea, evitando o entupimento das artérias. Além disso, regula os níveis de colesterol no organismo, ao diminuir a produção de gorduras ruins e aumentar a quantidade de HDL, o colesterol bom.

Caminhar previne o diabetes.

O excesso de glicose no sangue causa a diabetes, o hábito de caminhar pode ajudar a prevenir essa doença porque estimula a maior produção de insulina no corpo, hormônio que é exatamente responsável pela absorção da glicose pelas células. Isso acontece, pois a atividade do pâncreas e do fígado é estimulada durante a caminhada devido à maior circulação de sangue em todos os órgãos.

Diminui o apetite.

Um estudo realizado na Inglaterra comprovou que caminhar diminuiu a vontade de comer bobagens. Vários chocólatras ficaram sem comer o doce. Metade caminhou 15 minutos em uma esteira, a outra metade não. Os que caminharam tiveram a vontade de comer a guloseima quase instinta, provando que caminhar ajuda no combate a vontade de comer.

Como começar a caminhar.

Mesmo lendo sobre os inúmeros benefícios você ainda sente que falta o principal para começar a caminhar?

O principal é a vontade, sair da zona de conforto e começar a fazer algo novo regulamente.

Se a pressão de caminhar todos os dias lhe incomoda, comece de forma esporádica até criar o hábito com mais regularidade.

  • Você pode levar seu cão para caminhar nos primeiros dias;
  • É um esporte super barato: só é preciso um tênis, um shorts e uma blusa;
  • Convide um amigo para caminhar com você.

Você perceberá uma melhora significativa na sua saúde, na qualidade de vida e bem estar.

Seu humor fica melhor, o condicionamento físico também melhora, ou seja, em todos os aspectos da vida é possível melhorar com pequenas caminhadas diariamente.

São pequenas mudanças na rotina que fazem toda a diferença para que a vida seja melhor.

Melhore ainda mais seus resultados, com planilha de controle com protocolos para a prática de Treinamento Intervalado de Alta Intensidade (HIIT).

planilha-HIIT-treinamento
Clique Aqui! planilha + E-book

Com o HIIT é possível obter resultados superiores a 1 hora por dia de exercícios aeróbicos, só que fazendo sessões de menos de 30 minutos, apenas 2 a 3 vezes por semana.

Os protocolos podem ser executados em bicicletas ergométricas, esteiras, elípticos ou até mesmo na rua. Planilha + eBook explicativo.


Comentários do Facebook

Viva seu Máximo

Últimos posts

Publicidade

Cadastre seu email

RSS Leia, compartilhe com seus amigos. Duplique! Viva Seu Máximo Sempre!
Baixe GRÁTIS o E-book!
Digite seu e-mail abaixo e receba imediatamente!
Não compartilhamos seus dados com terceiros.
Obrigado pelo seu interesse em nosso E-book.
Acesse agora mesmo seu e-mail e confirme seu cadastro.
Minutos depois após a confirmação, você receberá outro e-mail com o Link para download do E-book. #vivaseumaximo o momento é agora!
Baixe GRÁTIS o E-book!
Digite seu e-mail abaixo e receba imediatamente!
Não compartilhamos seus dados com terceiros.
Obrigado pelo seu interesse em nosso E-book.
Acesse agora mesmo seu e-mail e confirme seu cadastro.
Minutos depois após a confirmação, você receberá outro e-mail com o Link para download do E-book. #vivaseumaximo o momento é agora!